Pages

quinta-feira, 17 de novembro de 2016

BRASIL; A TENSÃO POLÍTICA E JURÍDICA DOMINA A NAÇÃO

Por ipuemfoco   Postado  quinta-feira, novembro 17, 2016   Sem Comentários


Um clima de tensão política e jurídica tomou conta de todo o dia de ontem no País.
Se por um lado dezenas de manifestantes invadiram o plenário da Câmara dos Deputados, em Brasília, com palavras de ordem pedindo a volta dos militares ao poder, por outro, no Rio de Janeiro, servidores protestavam contra medidas polêmicas de austeridade do governo estadual.

Além das mobilizações registradas nos dois Estados, os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes e Ricardo Lewandowski, bateram boca durante sessão da Corte.

A tensão foi iniciada após Lewandowski afirmar que Mendes já havia votado em um processo sobre contribuição previdenciária que estava em julgamento e disse que o pedido de vista era “um pouco inusitado”. 

Na discussão, Mendes citou a condução do processo de impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff, presidido no Senado por Lewandowski. Já o ex-presidente do STF disse que o colega faltou com o “decoro”.

O clima instável no Legislativo e Judiciário acabou gerando preocupação no Palácio do Planalto, que teme o aumento dos protestos nas últimas semanas do final do ano. A ordem, agora, é monitorar esses movimentos.

A equipe do presidente Michel Temer (PMDB) vai trabalhar para identificar a organização do protesto em Brasília. O governo federal também vai tentar “aliviar” o caixa do Rio de Janeiro para tentar apaziguar os ânimos de servidores do Estado governado pelo correligionário Luiz Fernando Pezão (PMDB).

Bancada cearense

Parlamentares cearenses na Câmara condenaram a invasão ao parlamento que acabou deixando feridos após luta corporal e danos ao patrimônio da Casa. “O fascismo quer voltar a fazer história no Brasil. Foi uma manifestação que agrediu não só o parlamento, mas agrediu a democracia brasileira”, declarou o deputado federal José Guimarães (PT).

Segundo ele, “a manifestação explícita a favor da volta dos militares é uma agressão a todos aqueles que lutaram pela democracia, pelas liberdades de uma nação democrática”.

O deputado federal Danilo Forte (PSB) também criticou a manifestação de ontem. “Ninguém pode confundir democracia com anarquia, ninguém pode misturar proposta política com vandalismo, ninguém pode querer uma democracia plena com atitudes fascistas”, afirmou o parlamentar.

O coordenador da Força-Tarefa da Operação Lava Jato, Deltan Dallagnol, usou as redes sociais ontem para colocar em dúvida a implementação da medidas de combate à corrupção pela Câmara dos Deputados. Ele diz que possíveis manobras poderiam “mudar os Deputados da Comissão que votariam a favor das 10 Medidas contra a Corrupção”.

“Há rumores ainda de que haveria um substitutivo que desfiguraria as 10 medidas, que seria apresentado por terceiro, apesar de todo esforço do relator Onyx para manter e aperfeiçoar as propostas”, completa.(com agências)

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee