Pages

quarta-feira, 30 de novembro de 2016

ASSEMBLEIA E TCM; POLÍTICA E RELAÇÕES FAMILIARES

Por ipuemfoco   Postado  quarta-feira, novembro 30, 2016   Sem Comentários

A tradição de eleger uma chapa de consenso para dirigir a Assembleia Legislativa do Ceará será rompida este ano, com a insistência de Sérgio Aguiar em apresentar-se para disputar a presidência com Zezinho Albuquerque, que busca o terceiro mandato. 

Os dois parlamentares são do PDT, aliados do governador Camilo Santana (PT), este comprometido com a reeleição de Zezinho.

Se a disputa prosperar, qualquer resultado será ruim para o governo, que terá dificuldade em pacificar a base, com um dos lados lambendo as feridas da refrega.

POLÍTICA E FAMÍLIA

Mas observem como a atividade pública se entrelaça a interesses familiares: o apoio do deputado federal Domingos Neto é essencial para as pretensões de Sérgio Aguiar. 

Ele, que controla o bloco PSD/PMD com 11 votos na Assembleia Legislativa, é filho de Domingos Filho, conselheiro do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), presidido por Chico Aguiar, pai do deputado Sérgio Aguiar.

Domingos Filho é o conselheiro com menos tempo de casa, mas ambiciona a presidência do TCM, mesmo furando fila que eleva ao cargo o mais antigo integrante entre aqueles que ainda não o ocuparam (há dois mais antigos na frente dele).

PAIS E FILHOS

Portanto, não seria estranho - “política tem dessas coisas” - se Chico Aguiar ajudasse Domingos Filho a chegar a presidente do TCM, desde que Domingos Neto mantivesse o apoio a Sérgio Aguiar na disputa à presidência da Assembleia Legislativa. 

Seria o caso de pai ajudando pai e filho ajudando filho: Chico ajuda o pai de Domingos Neto, que por sua vez dá uma mãozinha ao filho de Chico. 

RENÚNCIA

Em 2014, Domingos Filho renunciou à vice-governadoria do Estado e foi imediatamente nomeado pelo então governador Cid Gomes como conselheiro do TCM. Foi compensação pelo fato de ter sido preterido como candidato a governador do Estado. A escolha recaiu sobre Camilo Santana (PT). 

Já passou da hora de os tribunais de contas - União, estados e municípios - estabelecerem critérios mais republicanos para indicação de seus conselheiros. Concurso público não seria má ideia.o povo

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee