Pages

domingo, 16 de outubro de 2016

CIRO GOMES E O VÁCUO DE REPRESENTAÇÃO

Por ipuemfoco   Postado  domingo, outubro 16, 2016   Sem Comentários


O ex-ministro Ciro Gomes (PDT) tem buscado se projetar como uma solução para os descrentes na política que
deixaram resposta nas eleições municipais, avaliam
cientistas políticos. 

No primeiro turno, a soma de votos brancos, nulos e abstenções superou o desempenho do primeiro ou do segundo colocado na disputa para prefeito em 22 capitais, de acordo com dados do TSE.

O pedetista fez críticas a lideranças políticas de diferentes partidos. Chamou Michel Temer de "golpista salafrário", Fernando Henrique Cardoso de traidor, José Serra de "senil", Luiz Inácio Lula da Silva de descolado da realidade, e o candidato a prefeito do Rio Marcelo Freixo de dono de um "moralismo estreito". 

Cristiano Noronha, cientista político da Arko Advice, destaca que Ciro Gomes "sempre foi um político de declarações muito fortes". Para ele, contudo, o ataque a diferentes lideranças é uma forma de aproveitar a "onda" do eleitorado de rejeição à política. 

"Eu acho que ele está procurando pavimentar este caminho, visto que nenhum partido de esquerda parece ter herdado o espólio do PT. O Ciro quer se colocar como alternativa", comenta Noronha, lembrando que Marina Silva, por exemplo, teve um desempenho muito fraco com o Rede Sustentabilidade nestas eleições, elegendo cinco prefeitos da disputa em 820 municípios, por não ter sido "capaz de construir uma narrativa que atraísse eleitores" . 

"Talvez Ciro esteja pensando em se colocar como alternativa para esse eleitores de esquerda ou centro esquerda", avalia Noronha. 

O sociólogo Ricardo Costa de Oliveira, professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR), também acredita que Ciro procura colocar o próprio nome como liderança oposicionista mais ampla, por estar em um partido político fraco e pequeno. 

"Ciro Gomes está procurando construir uma base política a partir de um discurso mais ofensivo e agressivo, até para viabilizar uma candidatura dele nas próximas eleições", pontua Oliveira. 

"Para ele ter chance, ele vai ter que se destacar dos outros e compensar as fragilidades partidárias, construir um novo perfil mais radical, é uma jogada política." 

Com isto, o político se torna porta-voz de toda uma posição, que aponta rejeição ao "governo golpista" de Michel Temer ao mesmo tempo que sinaliza uma frente ampla e até nacionalista -- lembrando nomes como o do russo Vladimir Putin --, com a pauta de, por exemplo, retomar o petróleo do país. 

Em entrevista à TV Paranaíba na semana passada, o ex-ministro afirmou que, se eleito em 2018, garantiria de volta a obrigatoriedade da Petrobras na exploração do pré-sal.

A frase: "O momento é tão grave, tão angustiante, sem perspectivas, que essas críticas demolidoras [como a de Ciro Gomes contra diferentes políticos] são bem-vindas”. Aldo Fornazieri, professor da Escola de Sociologia e Política de São Paulo.- BLOG DO MÁCARIO BATISTA

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee