Pages

sexta-feira, 5 de agosto de 2016

CEARÁ PODE TER MAIS UM ANO DE SECA EM 2017

Por ipuemfoco   Postado  sexta-feira, agosto 05, 2016   Sem Comentários


O fenômeno meteorológico La Niña, um dos principais aliados para o registro de chuvas no Estado, não deve durar até a quadra chuvosa, de acordo com com a Funceme. Caso o prognóstico se concretize, 2017 será o sexto ano consecutivo de estiagem no Ceará.

O atual quadro climático tem preocupado os meteorologistas cearenses, apesar de ainda ser cedo para definir as probabilidades de chuva para o próximo ano. De acordo com a Fundação Cearense de Metereologia e Recursos Hídricos (Funceme), é alta a possibilidade do fenômeno La Niña ocorrer entre os meses de setembro e novembro deste ano, mas ter curta duração. 

Os prognósticos apontam que ele não deve se estender até o segundo trimestre de 2017 - março, abril e maio -, meses com maior percentual de chuvas no Estado. O La Niña é um os principais aliados das precipitações no Ceará.

Segundo o meteorologista da Funceme, David Ferran, o La Niña precisaria ser de maior intensidade para garantir um bom ano de chuvas. “Caso a previsão mostrasse uma persistência da Niña até maio, estaríamos mais otimistas, pois nunca houve ano seco quando tivemos Niña até o fim da quadra chuvosa. Mas, essa tendência de neutralidade nos deixa mais cautelosos”, explica.

 A neutralidade se refere às temperaturas do Pacífico entre os meses de março e maio de 2017. Neste caso, sem alteração na temperatura do oceano, nem para baixo (El Niño), nem para cima (La Niña). 

Caso o prognóstico se concretize, 2017 será o sexto ano consecutivo em que o Ceará enfrenta passará por estiagem.
(Com informações do Diário do Nordeste/247)

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee