Pages

segunda-feira, 20 de junho de 2016

COMBATE AO ''CAIXA DOIS'' NAS CAMPANHAS ELEITORAIS MOBILIZA ENTIDADES

Por ipuemfoco   Postado  segunda-feira, junho 20, 2016   Sem Comentários

Além dos olhos dos promotores eleitorais do Ministério Público Estadual (MP), responsáveis por fiscalizar as eleições deste ano, as atenções de muitos políticos e eleitores estarão voltadas a uma prática rotineira nas campanhas e integrante dos maiores escândalos de corrupção do País: o caixa dois.
Quem também tem atuado fortemente neste sentido é a Ordem dos Advogados do Brasil secção Ceará (OAB/CE). As campanhas eleitorais deste ano serão financiadas, exclusivamente, por doações de pessoas físicas e pelos recursos do Fundo Partidário.

Campanha
O assunto está sendo amplamente debatido pelo País e é mote de uma campanha que está prestes a ser lançada pela OAB Nacional. “É importante o envolvimento da Ordem nesse assunto a fim de contribuir para a construção de um País melhor para todos e contra a corrupção eleitoral”, destacou o presidente da OAB no Ceará, Marcelo Mota. Aqui, no estado, o evento está sendo formatado e deverá ser lançado nos próximos dias.

Comitês
A ideia é criar comitês, inclusive nas paróquias cearenses, para receber denúncias de cidadãos que suspeitarem de irregularidades eleitorais. Para Mota, é fundamental que o País tenha campanhas eleitorais “baratas e transparentes”.

“Estamos em fase de formatação final da Campanha Contra o Caixa Dois com os representantes da CNBB aqui no Estado. O apoio da Conferência Nacional de Bispos no Brasil é essencial, sobretudo pela força de acesso aos cidadãos nos mais remotos confins do nosso Estado”, disse Marcelo Mota, acrescentando que a campanha espera massificar a discussão sobre a importância de combater as irregularidades eleitorais, sobretudo no pleito que se avizinha.

Capacitação

E, para isso, segundo ele, a Comissão de Ética na Política e Combate à Corrupção já está com o programa em execução, inclusive com a realização de um Ciclo de Eventos em todo o Ceará, visando a difusão e capacitação de todos os agentes que se envolverão no pleito eleitoral.

A OAB está de olho no recebimento de doações não-declaradas de campanha nas eleições municipais deste ano, o chamado “caixa dois”. Inclusive, uma série de seminários estão sendo realizados para discutir o assunto. Na última sexta-feira (17), a entidade concluiu a primeira fase de conversas, com um debate em Fortaleza. 

Agora, a Ordem estuda realizar uma segunda etapa, levando informações sobre as eleições para outras cidades do interior que ainda não receberam as palestras. Temas como campanhas limpas e propositivas, fortalecimento da democracia, abuso de poder político e econômico, serão incluídos nesta próxima etapa.

Controle
Dessa forma, segundo Mota, um convênio com o Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE) foi firmado para receber denúncias apresentadas pela população sobre malversarão de recursos públicos e fazer o seu devido encaminhamento à Corte de Contas, dentro do que for da sua competência para análise.

”É uma forma de aprimorar o controle social, fazendo com que a população tenha por costume fiscalizar o uso do recurso público. Trata-se de uma pauta extremamente cidadã, especialmente considerada em um ano eleitoral, onde as instituições precisam unir forças para a busca de umas eleições mais transparentes, longe do uso da máquina pública para financiamento das campanhas”, frisou ele.

Nacional
O projeto Combate ao Caixa Dois, que é um desdobramento do movimento eleições limpas e tem como meta dar espaço para denúncias de campanhas milionárias desproporcional ao valor arrecadado legitimamente de pessoas físicas e repasses de fundo partidário, está sendo acolhido por entidades em diversos estados do País.Com informações do OE/politicacomk

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee