Pages

sexta-feira, 6 de maio de 2016

EDUCAÇÃO; CHEGAM A DEZ ESCOLAS OCUPADAS POR ESTUDANTES

Por ipuemfoco   Postado  sexta-feira, maio 06, 2016   Sem Comentários

Já são dez as unidades de educação ocupadas por estudantes no Ceará — oito delas em Fortaleza e duas em Juazeiro do Norte, no Cariri. 

Só ontem cinco escolas estaduais foram ocupadas: Irapuan Cavalcante Pinheiro (no bairro Conjunto Esperança), Jader Moreira de Carvalho (na Serrinha), Dom Lustosa (no Edson Queiroz), Mariano Martins (no Henrique Jorge) e Dona Maria Amélia (em Juazeiro do Norte).

Elas se somam a outras cinco unidades que foram ocupadas ao longo dos últimos dias. As novas ocupações foram confirmadas pela Secretaria Estadual da Educação (Seduc). 

Os alunos reivindicam passe livre no transporte urbano, melhorias na estrutura das escolas e na merenda escolar e recontratação de funcionários e professores que foram cortados por portarias estaduais. Eles também têm sido solidários à greve dos professores da rede estadual, iniciada no último dia 25 de abril.

“Há um mês temos nos reunido e feito assembleias estudantis. Hoje, nos reunimos com os pais e pedimos apoio. Vamos ocupar e buscar melhorias para a nossa escola”, detalha a estudante Andréa Katharina Brito de Matos, 16, aluna do 3º ano da Escola Irapuan Cavalcante Pinheiro.

Merenda escolar

Os alunos reclamam que a merenda que chega custa R$ 0,30 por aluno e pedem incremento para uma alimentação de qualidade. Reiteradas vezes, a Seduc responde à crítica com a informação de que “a merenda escolar é financiada pelo Governo Federal através do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), cujo valor é estabelecido pelo Ministério da Educação”.

“Esses R$ 0,30 que o Governo (Federal) manda há nove anos é pra ser complementar. Mas não é, porque não tem o dinheiro-base. A nossa merenda é paga com umas moedinhas”, afirma Andressa Bernardo, 15, aluna do 1º ano do Centro de Atenção Integrada à Criança e ao Adolescente (Caic) Maria Alves Carioca, no Bom Jardim, ocupado desde a última sexta-feira, 29. O Ministério da Educação (MEC) corrobora e afirma que a verba deveria funcionar apenas como suplemento.

O valor é confirmado pela assessoria de imprensa da Seduc. A pasta informa, por meio de nota que há estudo “sobre a complementação aos recursos da merenda escolar, considerando o acompanhamento feito às escolas e o compromisso com a oferta de uma merenda de qualidade”. Sobre as ocupações, a Seduc afirma que está aberta ao diálogo com alunos e professores.

A primeira ocupação, no dia 28 de abril, foi no Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente (Caic) Maria Alves (no Bom Jardim). 

Em seguida, os estudantes ocuparam, em Fortaleza, as escolas: Castelo Branco (Damas), a João Matos (Montese), Adauto Bezerra (Bairro de Fátima), Irapuan Cavalcante Pinheiro (Conjunto Esperança), Jader Moreira de Carvalho (Serrinha), Dom Lustosa (Edson Queiroz) e Mariano Martins (Henrique Jorge). 

Em Juazeiro do Norte, estão ocupadas as escolas Presidente Geisel e Dona Maria Amélia.O POVO

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee