Pages

sexta-feira, 20 de maio de 2016

DEPUTADO RAIMUNDO MATOS DIZ QUE SAÍDA DE CIRO GOMES DA TRANSNORDESTINA NÃO VAI LIVRÁ-LO DE NOVAS DENÚNCIAS DO TCU

Por ipuemfoco   Postado  sexta-feira, maio 20, 2016   Sem Comentários


Presidente da Comissão da Câmara que debate a construção da ferrovia Transnordestina aponta irregularidades e diz projeto “é um factoide” do PT.


O presidente da Comissão Externa da Câmara que debate sobre a construção da ferrovia Transnordestina, deputado Raimundo Gomes de Matos (PSDB-CE) comentou nesta quinta-feira, 18, o anúncio feito pelo ex-ministro Ciro Gomes (PDT)que, desgastado com denúncias de irregularidades e agora sem influência junto ao Palácio do Planalto, deixou a presidência da Transnordestina.

A empresa subsidiária da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), responsável pelas obras da ferrovia. A obra envolve os estados do Piauí, Ceará e Pernambuco.

“Perseguições políticas”

Ciro estava no cargo desde fevereiro do ano passado. Em nota divulgada por sua assessoria de imprensa, na quarta-feira, 18, ele avisa que deixará a empresa para evitar que “perseguições políticas” a sua posição contra o governo interino de Michel Temer “interfiram” no andamento da obra. Ele não tem poupado críticas ao PMDB e também ao presidente interino Michel Temer, a quem já chamou de “capitão do golpe”.

“Ciro Gomes deixa a presidência da Transnordestina Logística SA para evitar que perseguições políticas a sua posição contra o governo interino interfiram no andamento da obra. Ele agradece a Benjamin Steinbruch, presidente da CSN, e a todos os funcionários da Transnordestina pelo trabalho e confiança”, diz a nota.

Factoide e irregularidades

Para Raimundo Matos, a saída de Ciro Gomes da presidência da empresa, não vai evitar – “e nem livrá-lo” – das novas denúncias de irregularidades que o Tribunal de Contas da União (TCU) está preparando para divulgar até o final deste ano.

“Nós, que estamos acompanhando as obras da ferrovia Transnordestina, chegamos a conclusão que esse projeto não deixa de ser um factoide do governo do PT”, criticou Matos.

Ele denuncia que milhões de reais foram desperdiçados na obra, houve má gestão e má fé na aplicação dos recursos, existem “trechos que não ligam nada a ninguém” e que a obra só serviu apenas para eleger o ex-presidente Lula e a presidente afastada Dilma Rousseff. Para o deputado tucano, “tem que haver um projeto de viabilização social e econômica.”

Instabilidade social

“Nossa Comissão vai demonstrar para o Brasil que assim como outras obras tão alardeadas pelo PT, na Transnordestina houve superfaturamento dos recursos, descontrole total de planejamento e gestão, gerando instabilidade social nos municípios dos três estados abrangidos e não se prestou conta do dinheiro público”, acentuo o parlamentar.

De acordo com Raimundo Matos, “a grande maioria do dinheiro aplicado na obra são recursos públicos oriundos do BNDES e do Banco do Nordeste (BNB), diferente do que tinha sido pactuado no projeto original.”

O parlamentar avisou que um relatório que está sendo concluído pelo TCU “vai detectar muito mais irregularidades na obra”. Ele reforçou que estudo vai apresentar números reais em relação ao volume gastos e as obras inacabadas. “O TCU vai apresentar no final do ano um novo relatório que certamente trará novas denúncias irregularidades”, disse o presidente da Comissão.

“Os números não mentem”

Usando uma frase do então presidente Itamar Franco, que certa vez disse que “os números não metem, mas os mentirosos fabricam números”, Raimundo Gomes de Matos acrescentou que a missão da Comissão da Câmara que acompanha o projeto de construção da ferrovia Transnordestina “é apresentar todos esses dados e a realidade dos números e fatos desse projeto”.

Novas audiências

A Comissão aprovou esta semana requerimentos solicitando audiências com os novos ministros dos Transportes, Portos e Aviação Civil,Maurício Quintella Lessa, e da Integração Nacional, Helder Barbalho, para tratar da ferrovia.(Por Gil Maranhão – Agência de Notícias Política Real)

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee