Pages

terça-feira, 5 de abril de 2016

O PAPEL DOS FERREIRA GOMES NO JOGO DO IMPEACHMENT

Por ipuemfoco   Postado  terça-feira, abril 05, 2016   Sem Comentários


Os irmãos Ferreira Gomes assumiram posição na linha de frente do enfrentamento contra o impeachment, em movimentações que têm tudo a ver com a próxima eleição

em Fortaleza. Eles foram para os confrontos na rua, quando os protestos se intensificaram e Ciro Gomes bateu boca com um punhado de manifestantes e, também, no âmbito institucional. Na sexta-feira, Cid Gomes (PDT) pediu o impeachment do vice-presidente Michel Temer (PMDB).

Esse pedido é peça importante no xadrez político. Mostra ao vice-presidente que ele poderá vir a ser derrubado, caso o mesmo ocorra com Dilma Rousseff (PT). 


Cid tomou o cuidado, como forma de preservar a presidente, de não citar as pedaladas fiscais – que ameaçam Dilma, mas das quais Temer também foi signatário. Se esse motivo for usado para cassar a presidente, poderá também se voltar contra Temer, ainda que tenha sido mantido fora da denúncia de Cid, por motivos de alinhamento político.

O ex-governador cearense apontou como razão principal para pedir o impeachment as citações a Temer em delações na Lava Jato, a ele e a expoentes peemedebistas. Esse é o drama maior do atual processo de impeachment. Tudo que pesa contra Dilma também é apontado como envolvendo seu vice. O gesto de Cid também deixa o vice-presidente pressionado.

O IMPEACHMENT E A ELEIÇÃO EM FORTALEZA
A postura dos Ferreira Gomes ao assumir a linha de frente da defesa de Dilma é um trunfo que pode ser usado nas negociações sobre a eleição na Capital. 


O governador Camilo Santana (PT) tem feito esforços, mas a tendência petista mais provável até o momento é lançar candidatura própria. É aí que o engajamento de Ciro e Cid ganha peso nas articulações locais.

Não se pode dizer que o confronto dos irmãos com o PMDB seja oportunista. Embora tenham sustentado aliança local com o PMDB durante oito anos, eles criticam a direção nacional pelo menos desde 2010. 


E Cid, quando se despediu do Ministério da Educação, tornou-se o primeiro governista a entrar em atrito aberto com Eduardo Cunha (PMDB-RJ). Mesmo criticado pelos palavrões, o vídeo de Ciro enxotando manifestantes pegou bem entre as fileiras governistas. Talvez não tanto para neutralizar outros em que ele critica Lula com dureza.

Mas, no geral, a postura enfática em defesa da presidente, no momento crítico em que ocorre, emite sinais de compromisso dos irmãos Ferreira Gomes com o PT e o governo. Abre assim brecha para cobrar reciprocidade na eleição local.

Pode ser um movimento que mira mais longe, também. Ciro é pré-candidato a presidente. Com o PT desgastado, pode sonhar em concorrer com o aval petista. Não é provável, mas o futuro é incerto.

ESTRATÉGIA DE DENÚNCIA

Dias antes de Cid efetivamente pedir impeachment de Temer, Ciro Gomes havia anunciado que apresentaria tal denúncia. Mas a iniciativa acabou partindo do irmão. Provavelmente o gesto foi calculado. Não pegaria bem o pedido de impeachment partindo de um anunciado pré-candidato a presidente.

PRESERVAR DILMA

A postura de Cid teve sutileza de poupar Dilma. Ele não apontou as pedaladas justamente para não reforçar o argumento que pode levar ao impeachment da aliada.ÉRICO FIRMO/OPOVO

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee