Pages

domingo, 17 de abril de 2016

IMPEACHMENT; UM JOGO QUE NÃO ACABA NO DOMINGO

Por ipuemfoco   Postado  domingo, abril 17, 2016   Sem Comentários



Qualquer que seja o resultado da votação do processo de impeachment neste domingo, o Brasil ainda não terá encontrado uma solução definitiva para seus problemas políticos, que arrastam a economia para a mais profunda depressão de sua história.

O motivo é simples. Se a presidente Dilma Rousseff vencer a disputa, terá sido por uma margem apertada de votos – o que evidenciará seu problema maior, que é dificuldade para organizar uma base estável de apoio político no Congresso.

No campo oposto, se o impeachment vier a ser aprovado, Michel Temer ainda terá sua legitimidade questionada por amplos setores da sociedade. Não custa lembrar que, numa eventual eleição presidencial, ele teria apenas 1% dos votos.

Dilma teria, portanto, que reconstruir suas relações com parlamentares que considera traidores e golpistas. Temer, por sua vez, precisaria de resultados rápidos, sobretudo na economia, para conseguir respirar. Até porque, mesmo que o afastamento de Dilma venha a ser confirmado pelo Senado, Temer ainda seria um presidente provisório, até o julgamento definitivo de Dilma.

Dada a fragilidade dos dois principais atores, será cada vez mais importante o papel do presidente do Congresso Nacional, senador Renan Calheiros (PMDB-AL). Embora não vá segurar o impeachment, Renan não será um mero carimbador do processo da Câmara. 

Portanto, não será surpresa se Renan, que sonha com o parlamentarismo, decidir tirar algum coelho da cartola. O Brasil de hoje se vê entre a ingovernabilidade de Dilma e a ilegitimidade de Temer.247




Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee