Pages

segunda-feira, 4 de abril de 2016

CEARÁ;PREVISÃO DA FUNCEME É DE MAIS CHUVA NESTA SEGUNDA-FEIRA

Por ipuemfoco   Postado  segunda-feira, abril 04, 2016   Sem Comentários


As chuvas que banham o Ceará desde quarta-feira (29), podem continuar nesta segunda-feira (4). De acordo com a Fundação Cearense de Meteolrologia e Recursos Hídricos (Funceme), a previsão para segunda-feira é de céu nublado com chuva em todas as regiões do estado. Isso, devido ao posicionamento da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) que está atuando sobre o estado.

“Essas precipitações mais intensas, principalmente na Região Metropolitana deFortaleza (RMF), são típicas da quadra chuvosa, quando a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) atua. Cada dia de chuva é motivo de comemoração para todos os cearenses, mas sobre a previsão climática, ainda temos um quadro ainda preocupante até maio, com maior probabilidade de acumulado de chuvas abaixo da média histórica”, explica o meteorologista Raul Fritz.

A Zona de Convergência Intertropical é o sistema meteorológico mais importante na determinação de quão abundante ou deficiente serão as chuvas no setor norte do Nordeste do Brasil. A ZCIT é uma banda de nuvens que circunda a faixa equatorial do globo terrestre formada principalmente pela confluência dos ventos alísios do hemisfério norte com os ventos alísios do hemisfério sul.

De maneira simplista, pode-se dizer que a convergência dos ventos faz com que o ar, quente e úmido ascenda, carregando umidade do oceano para os altos níveis da atmosfera ocorrendo a formação das nuvens.

De ontem para hoje, choveu em 61 municípios do Ceará. A maior precipitação ocorreu na cidade deAquiraz, localizada a 32 quilômetros de Fortaleza, com 97 milímetros. Em seguida vem o município de Paracuru, com 89,8 milímetros e Amontada com 88 milímetros.
G1

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee