Pages

terça-feira, 15 de março de 2016

RECEIO DE MANCHAR LEGADO FAZ LULA ADIAR DECISÃO DE ACEITAR MINISTÉRIO

Por ipuemfoco   Postado  terça-feira, março 15, 2016   Sem Comentários

No que dia que a juíza Maria Priscilla Ernandes, da 4ª Vara Criminal de São Paulo,decidiu encaminhar para o juiz Sérgio Moro, da Operação Lava Jato, a denúncia e o pedido de prisão preventiva do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a possibilidade do petista se tornar ministro do governo da presidente Dilma Rousseffcresceu.
Enquanto alguns petistas já comemoram a notícia de que o presidente será integrante do núcleo duro da coordenação política do governo, ainda pairam dúvidas sobre o anúncio oficial.

A principal questão é sobre desvincular a imagem do ex-presidente do mero interesse no foro privilegiado. Com o processo na Justiça do Paraná e o histórico de decisão rápida do juiz Sérgio Moro, há o temor que de que Lula a prisão preventiva do ex-presidente seja acatada o quanto antes.

Caso aceite ser ministro, o ex-presidente passa a ter foro privilegiado e o processo dele sobe para o Supremo Tribunal Federal. Da lista de políticos denunciados na Lava Jato apresentada ao STF em março do ano passado, nenhum se tornou réu até hoje. Já das ações que correm no Paraná, algumas já chegaram a fase de condenações.

O atual ministro da Casa Civil, Jaques Wagner, se apressou em negar que o ex-presiente esteja interessado em ter foro privilegiado. Segundo ele, é isso que faz com que Lula não aceite de imediato o convite. Ele estaria “constrangido”com a ideia.

Antes do anúncio oficial, a oposição também se pronunciou. O deputado Sílvio Torres (PSDB-SP) acredita que a nomeação do ex-presidente para um ministério é o jeito que o partido encontrou para livrar o ex-presidente da prisão.

Avaliação positiva

Os petistas, no entanto, não se importam com as críticas. Eles ressaltam a capacidade de agregadora do ex-presidente e a habilidade que ele teria para articular contra o impeachment da presidente Dilma Rousseff.


Há também a avaliação de que o ex-presidente não aceitaria assumir um ministério se o País não melhorasse. Uma das estratégias seria interferir na política econômica de Dilma.

De acordo com o jornal O Globo, a exigência do petista não seria a troca do ministro da Fazenda, Nelson Barbosa, mas a adoção de uma política mais “frouxa”.

Aliados do petista reconhecem que, se não houver melhora na economia, a imagem que o Lula tinha construído pode ser abalada.

A expectativa é que ele aceite a Secretaria de Governo, que hoje é comandada pelo ministro Ricardo Berzoini ou uma pasta que agregue a coordenação política.

Um outro motivo que também tem impacto no adiamento da decisão de Lula é a questão jurídica. O governo analisa se não poderia abrir a interpretação de que o Planalto estaria tentando favorecer o ex-presidente e obstruindo as investigações da Lava Jato.

Denúncia

Lula foi denunciado pelo Ministério Público de São Paulo por lavagem de dinheiro e falsidade ideológica pela suspeita de que tenha ocultado o triplex do Guarujá da receita.
HUFFPOSTBRASIL

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee