Pages

terça-feira, 29 de março de 2016

PARA PLANALTO,PMDB DESPREZOU 13 ANOS DE PARCERIA EM TRÊS MINUTOS

Por ipuemfoco   Postado  terça-feira, março 29, 2016   Sem Comentários


A presidente Dilma Rousseff esperava o rompimento do PMDB com o governo federal, mas demonstrou irritação com a rapidez do encontro. Em três minutos, sob gritos de "Fora, PT" e "Temer presidente", o PMDB oficializou na tarde desta terça-feira (29) seu desembarque da Esplanada dos Ministérios.

Nas palavras de um assessor presidencial, para quem foi a decisão do PMDB foi autoritária, "em três minutos, o partido desprezou 13 anos de parceria". A ordem, a partir de agora, é abrir uma guerra pública contra o vice-presidente Michel Temer. 

Para deslegitimar sua autoridade para governar o país, o governo federal deve encampar o discurso de que Temer é o "capitão do golpe" e de que "está em conluio" com o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), para aprovar o impeachment. 

Nesse momento, a presidente ainda não deve protagonizar os ataques, que ficarão a cargo de ministros e líderes da base aliada no Congresso Nacional. A estratégia é também tentar enfraquecer a mobilização para tirá-la do cargo. Segundo o Palácio do Planalto, a ruptura do PMDB também significa um rompimento definitivo na relação entre Dilma e Temer, abalada desde o ano passado. 

Para a presidente, tornou-se "irreversível" um distanciamento completo do vice-presidente. Nos últimos dois meses, os dois não se falam. O peemedebista não é chamado desde o início do ano nem para audiências privadas nem para reuniões de coordenação política. 

Em encontro com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Temer reclamou da tentativa de Dilma isolá-lo. Com a ruptura completa da relação, o vice-presidente pretende se afastar de Brasília e esperar o desfecho do processo de impeachment em São Paulo. O objetivo é adotar uma "agenda discreta", sem ações ostensivas que passem a impressão de que ele deseja assumir o cargo. 

VAREJO 

Sem o PMDB, o governo federal tenta agora recuperar em outros partidos os votos perdidos para evitar a aprovação do impeachment no plenário da Câmara dos Deputados. O governo federal já contabiliza cinco ministérios que serão incluídos no varejo: Turismo, Aviação Civil, Portos e Minas e Energia (todos ocupados por peemedebistas), além do Esporte, ainda ocupado por George Hilton (ex-PRB, hoje no Pros). 

A intenção é distribuir os postos já na próxima semana para partidos como PP, PR, PSD e PEN. Pelo cálculos, com esses partidos, é possível garantir 30 votos contrários ao impeachment que seriam dados pelo PMDB. O Palácio do Planalto ainda não colocou na conta Agricultura, Ciência e Tecnologia e Saúde; há dúvidas sobre se os atuais ministros dessas pastas, todos do PMDB, deixarão mesmos os cargos. Celso Pansera (Ciência e Tecnologia) e Marcelo Castro (Saúde) estudam pedir licença do partido; Kátia Abreu (Agricultura) considera retornar ao PSD, de onde saiu em 2013. 

Os ministros peemedebistas pretendem inclusive promover um encontro nesta quarta-feira (30) para discutir a questão. No esforço de remodelar a base aliada, a presidente se reuniu nesta terça com os ministros Gilberto Kassab, do PSD, e Antônio Carlos Rodrigues, do PR, para avaliar a nova composição da Esplanada dos Ministérios.GUSTAVO URIBE E MARIANA HAUBERT (FOLHAPRESS)

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee