Pages

sábado, 19 de março de 2016

NOMEAÇÃO DE LULA SERÁ ANALISADA PELO PLENÁRIO DO STF NO FIM DO MÊS

Por ipuemfoco   Postado  sábado, março 19, 2016   Sem Comentários


As investigações contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva vão ficar mesmo com o juiz federal Sérgio Moro, de Curitiba, responsável pela Operação Lava-Jato em primeira instância, se o plenário do Supremo Tribunal Federal referendar a decisão tomada nessa sexta-feira pelo ministro Gilmar Mendes. 

A reunião está marcada para o dia 30. Ele suspendeu a nomeação do petista como ministro-chefe da Casa Civil ao se manifestar favorável ao pedido de mandado de segurança impetrado por PSDB e PPS, que alegaram que o ex-presidente havia tomado posse para ganhar foro privilegiado e ser julgado pelo STF. 

Antes de tomar a decisão, Gilmar Mendes já havia afirmado que não havia dúvida de que a nomeação de Lula para um cargo no Executivo tinha esse objetivo. O Palácio do Planalto pode recorrer da decisão no plenário da corte.
Durante a sexta-feira, Lula chegou a ser considerado ministro por pouco mais de duas horas. 

Uma terceira liminar de um juiz de primeira instância havia suspendido a posse dele, tomada pelo juiz da 1ª Vara de Assis (SP) Luciano Tertuliano da Silva. Horas antes, o Tribunal Regional Federal da 2ª região havia derrubado a segunda liminar contra a posse, expedida por uma juíza do Rio de Janeiro.

De acordo com o TRF, o argumento principal para derrubar a liminar cabia ao STF, que deveria se manifestar sobre a situação do ex-presidente. Em seu despacho, Tertuliano da Silva defendeu que a nomeação tratava-se de um “ato administrativo nulo por desvio de finalidade”, porque teve como objetivo garantir foro privilegiado para o ex-presidente, investigado na Lava-Jato. 

“Brilha no céu da pátria, neste instante, a constatação de que o ato de nomeação tem por finalidade única alterar a jurisdição responsável por processar e julgar o nomeado”, escreveu.

A Advocacia-Geral da União (AGU) já afirmado que recorreria de mais essa liminar e voltou a cobrar um posicionamento uniforme do Supremo. Até o fim da noite de ontem, o órgão não havia informado se tentaria derrubar a liminar concedida pelo ministro do STF. Segundo a AGU, já são mais de 50 ações na primeira instância que questionam a permanência de Lula no ministério. 

O órgão afirma que a situação causa “insegurança jurídica” e pediu para que o Supremo suspenda validade dessas liminares até que a corte dê a palavra final sobre assunto.

No STF tramitam 13 ações questionando a posse, incluindo as que Mendes analisou com a decisão em caráter liminar. O ministro Teori Zavascki é relator de duas arguições de descumprimento de preceito fundamental (ADPFs) e deu prazo de cinco dias para as partes se manifestarem sobre o assunto. Esse tipo de ação, obrigatoriamente, tem que ser levado para a análise no plenário, mas não haverá sessões no Supremo na próxima semana, por causa do feriado da Páscoa. A corte volta a se reunir no dia 30.

Ao derrubar liminar sobre o mesmo tema, o vice-presidente do TRF, Reis Friede, argumentou que essa decisão não caberia a um juiz de primeira instância, “uma vez que este impugna ato privativo de Presidente da República, o qual deve ser apreciado pelo STF”. Para ele, a decisão da juíza Regina Coeli, da 6ª Vara da Justiça Federal no Rio, poderia trazer prejuízo para a ordem pública e para a economia do país, “tendo em vista o risco de agravamento da crise político-social que a Nação atravessa”.
(Com agências)

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee