Pages

domingo, 13 de março de 2016

MANIFESTAÇÕES CONTRA E A FAVOR DO GOVERNO DILMA; O POVO VOLTARÁ AS RUAS???

Por ipuemfoco   Postado  domingo, março 13, 2016   Sem Comentários

Se as ações do Ministério Público e da Polícia Federal contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deram
fôlego às manifestações pelo impedimento da presidente Dilma Rousseff (PT), elas também foram como gasolina em fogo para os grupos pró-governo. 

A principal manifestação deles está marcada para o próximo dia 18, mas, neste domingo, grupos promovem atos para defender o governo em quatro capitais: Porto Alegre, Vitória, Recife e Fortaleza. Apesar de esforços para evitá-los diante do risco de confronto, os atos acontecerão em pontos distintos dos protestos contra Dilma.

Em Fortaleza, a Frente Brasil Popular, da qual fazem parte o PT, o PCdoB e movimentos sociais, vai realizar uma carreata na periferia da cidade. A concentração está prevista para 9 horas, no ginásio poliesportivo da Parangaba. 

O deslocamento deve começar às 11 horas em direção ao Vila do Mar, na Barra do Ceará. “O 13 é do PT. Vamos fazer uma concentração para mobilizar a militância para a manifestação do dia 18”, pontua o presidente do PT Ceará, Francisco de Assis Diniz.

Em São Paulo, o governador Geraldo Alckimn (PSDB) interveio e proibiu protestos em favor do governo na Avenida Paulista, local onde estava agendada manifestação contrária.

“Vamos estar no lado oposto da cidade. O que nós estamos orientando para nossa militância é que não nos interessa o confronto, estar disputando espaço fisicamente. Deve ser feito o debate com a população”, destaca De Assis.

Nos bastidores, o fato de o protesto contra o governo ter sido marcado para o dia 13 foi considerado “uma provocação”. Os ânimos já acirrados nas redes sociais têm se refletido em confrontos físicos em momentos de ápice da crise, como no episódio da condução coercitiva de Lula para depor.

Continuidade

“A tomada das ruas existe desde as eleições. É difícil dizer quem começou a agressividade e ela não acabou com o final da campanha. Domingo podemos ter acirramentos. Eles têm sido provocados como continuidade das eleições e pelos últimos acontecimentos. Temos o chamado ódio político que, de um lado e de outro, não é mais só um adversário a se vencer, mas um inimigo a se aniquilar”, pontua o sociólogo e professor da Universidade Federal Rural do Semiárido (Ufersa), Emanuel Freitas.

A Central Única dos Trabalhadores (CUT) nacional decidiu orientar suas centrais estaduais a não fazerem manifestações neste domingo para evitar confrontos. No Ceará, o grupo acatou a orientação e só estará presente nos protestos do dia 18.

Para Freitas, diante do “cerco” ao PT, a saída que resta ao grupo de Lula é ir às ruas. Quem tem tradição de ruas não são aqueles (contra Dilma), mas o PT que, durante o governo esteve dentro do Estado e perdeu as ruas. Agora tem de retomar”, destaca o sociólogo.

“Vamos estar do lado oposto. Não nos interessa o confronto, disputar espaço fisicamente”

De Assis Diniz, do PT 

Um ano depois dos primeiros grandes protestos contra o Governo Dilma Rousseff, os grupos pró-impeachment voltam às ruas do País, hoje, em cenário cada vez mais acirrado pela crise política. O ato coincide, pelo dia escolhido, com o simbólico número do Partido dos Trabalhadores, o 13, e está atiçado pela convergência de ações do Ministério Público e da Polícia Federal contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Hoje, em lugares diferentes do Brasil, as ruas serão tomadas pelas cores verde e amarelo e pelo clássico vermelho do PT.

Em Fortaleza, a manifestação pelo impeachment está prevista para as 15 horas, no aterro da Praia de Iracema. Às 17 horas, os participantes devem sair em caminhada até o Jardim Japonês, na avenida Beira Mar, afirma o integrante do Instituto Democracia e Ética (IDE), responsável pela mobilização, Gustavo Menescal. Também ocorrem atos nas cidades de Sobral, Juazeiro do Norte, Tabuleiro do Norte e Jijoca.

A condução coercitiva do ex-presidente Lula no âmbito da Operação Lava Jato e o pedido de prisão preventiva pelo Ministério Público de São Paulo potencializaram os protestos tanto pró-impeachment como pró-governo. Na última semana, militantes articularam atos de apoio ao PT para o mesmo dia das manifestações contra Dilma.

A convergência gerou receio de confrontos diretos, inclusive da presidente da República, Dilma Rousseff, que pediu “compreensão, diálogo e unidade” no País, em solenidade no Palácio do Planalto semana passada. O ministro do Supremo Tribunal Federal, Marco Aurélio de Mello, disse temer o “surgimento de um cadáver”.

Orientações

“Respeitar a opinião dos outros é uma característica nossa, não é como a esquerda faz na Coreia do Norte e em Cuba. É característica dos liberais respeitar. Esse é um problema deles (esquerda), que têm dificuldade quase insuperável de conviver com as divergências”, criticou Menescal. Segundo ele, a orientação aos participantes do protesto de hoje é “jamais entrar em conflito seja lá com quem for”. Para o evento, foi solicitado aparato de segurança pública, mas a organização pontua que os atos em Fortaleza não têm registrado problemas.

Para o cientista político Marco Antônio Carvalho Teixeira do Departamento de Fundamentos Sociais e Jurídicos da Fundação Getúlio Vargas, há risco de confrontos durante as manifestações porque os ânimos estão acirrados. “Já tivemos exemplos ocorrendo pontualmente, como no dia em que houve a condução coercitiva do Lula”, lembra Teixeira.

Para especialistas, o temor do Planalto é de que o Governo e o PT sejam responsabilizados por eventuais conflitos, provocando mais desgaste. “A possível existência de conflito é ruim para o governo, qualquer comoção social vai cair para o governo que já está sitiado em sua imagem”, ressalta o professor da FGV.

“Se aparecer alguém com agressões, é quem não respeita o direito do outro de se manifestar”

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee