Pages

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

TRAGÉDIA; DESABAMENTO NA PONTE. DE QUEM É A CULPA?

Por ipuemfoco   Postado  quarta-feira, fevereiro 24, 2016   Sem Comentários

As principais perguntas a serem respondidas a respeito do desabamento de ponte em obra no Canal do Lagamar, que
deixou dois operários mortos na última segunda-feira, 22, são: houve negligência? E, se houve, por que e de quem foi a responsabilidade? Os questionamentos foram levantados pelo prefeito Roberto Cláudio (PDT), ontem, após a primeira reunião da comissão que deve investigar o caso. 


A principal hipótese para o acidente é de um erro no projeto de escoramento da estrutura. A informação é do presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Ceará (Crea-CE), Victor Frota.

Pelo menos três empresas estão envolvidas na execução da obra: a construtora Ferreira Guedes, vencedora da licitação; a SH Formas Andaimes e Escoramentos LTDA e a Rebar Service, empresa com vínculo com os operários em serviço na obra.

A empresa responsável pela obra e vencedora da licitação, a construtora Ferreira Guedes, foi notificada pela Prefeitura, na manhã de ontem, e precisa apresentar até hoje os relatórios técnicos a respeito da montagem da estrutura de aço e concretagem. De acordo com a Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seinf), pasta responsável pelo projeto, a Ferreira Guedes é a empresa responsável pelo escoramento e por toda a execução da obra.

Por meio de nota, a Ferreira Guedes informou que mantém contrato de locação de equipamentos, assistência técnica e supervisão de montagem com a SH Formas Andaimes e Escoramentos LTDA. Segundo a construtora, todo o trabalho é supervisionado diariamente pela empresa contratada “para constatar e acompanhar a perfeita execução dos serviços”. No entanto, a SH, também em nota, negou ser responsável pela fiscalização da obra. A empresa informou que é só a locadora dos equipamentos de escoramento.

Ao O POVO, o prefeito afirmou que iria evitar juízo antecipado sobre as causas. “Há um fato grave, que comoveu a Cidade, que vai exigir a melhor opinião técnica, nem que tenha de vir até de fora da Cidade, para a gente saber e prestar contas do que aconteceu. Se há alguma responsabilidade objetiva. E, se houver, evidente que nós cobraremos que a Justiça cumpra seu papel. Até, eventualmente, se tiver havido algum erro de algum agente público”, garantiu.

Obra embargada

Roberto Cláudio chegou a afirmar ontem que as atividades no canteiro de obras — onde, além da duplicação de ponte, são construídos viadutos e rotatória — prosseguiriam a partir de hoje no trecho onde não houve desabamento. No entanto, ontem toda a obra foi embargada pela Superintendência Regional do Trabalho e Emprego no Ceará (SRTE-CE), do Ministério do Trabalho. 

A decisão foi tomada após visita de equipe formada por três auditores à ponte. Os serviços ficam interrompidos até a conclusão de relatório dos auditores, que deve ficar pronto em até 30 dias. (colaboraram Cinthia Freitas e Rômulo Costa)

De acordo com Arquimedes Fortes, chefe de fiscalização do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção de Estradas, Pavimentação e Obras de Terraplanagem em geral no Estado do Ceará (Sintepav), o próximo passo é dar entrada na indenização das famílias dos operários mortos e feridos no desabamento.

Arquimedes Fortes disse ainda que houve paralisação na obra na última sexta-feira, 19, devido atraso no pagamento dos operários. Mas, segundo ele, a situação foi resolvida no dia posterior e as obras deram continuidade. Ele criticou o atual cenário para os funcionários da construção civil e afirmou que as fiscalizações têm de ser constantes.

Frase

HÁ UM FATO GRAVE, QUE COMOVEU A CIDADE, QUE VAI EXIGIR A MELHOR OPINIÃO TÉCNICA PARA A GENTE PRESTAR CONTAS DO QUE ACONTECEU”
Roberto Cláudio

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee