Pages

segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

SURGE UM NOVO PARTIDO; ERUNDINA LANÇA SIGLA RAIZ MOVIMENTO CIDADANISTA

Por ipuemfoco   Postado  segunda-feira, janeiro 25, 2016   Sem Comentários

Deputada federal do PSB disse que decidiu criar novo partido para combater o envelhecimento do sistema político tradicional, com partidos que são "sopinha de letras, sem
projeto político e identidade programática".


A deputada federal Luiza Erundina (PSB-SP) lançou na sexta-feira (22) seu novo partido, o Raiz Movimento Cidadanista. A sigla foi apresentada no Fórum Social Mundial de Porto Alegre. 

O Raiz pode concorrer nas eleições deste ano com integrantes filiados a outras siglas, como PSOL, PCdoB e Rede. Erundina continuará filiada ao PSB enquanto tenta aprovar a legenda no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Para isso, vai precisar colher 500 mil assinaturas de apoiadores em ao menos nove Estados.

Segundo a Folha, a ex-presidenciável do PSOL Luciana Genro já disse que apoia a iniciativa da congressista e que pretende abrir espaço neste ano para candidaturas ligadas à nova sigla.

Para Erundina, a Raiz combate o "envelhecimento" do sistema político tradicional e surgiu depois de não ter conseguido fazer avançar a reforma política em seus cinco mandatos como deputada.

Para ela, o problema do Congresso não é o excesso de partidos, mas os partidos que são "sopinha de letras, sem projeto político e identidade programática".

Erundina também criticou a aproximação do PSB com o PSDB em São Paulo: "Não posso dizer que é a mesma coisa no resto do país. Mas a política de alianças do PSB é larga demais para o meu gosto", disse.

O novo partido tem como princípios o ecossocialismo e o aumento da participação cidadã na política. O partido espanhol Podemos, fundado por ativistas ligados ao movimento dos "Indignados", foi citado como uma das inspirações.

O nome Raiz surgiu de um discurso em que Erundina disse que a carta de princípios da organização atingia a "raiz do Brasil e a raiz dos nossos problemas".

Ele diz que o partido não tem pressa para coletar as assinaturas exigidas.
2/47

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee