Pages

terça-feira, 26 de janeiro de 2016

APÓS CHUVAS DE JANEIRO,TRÊS AÇUDES SANGRAM NO CEARÁ

Por ipuemfoco   Postado  terça-feira, janeiro 26, 2016   Sem Comentários


Os açudes Trici (em Tauá), Colina (em Quiterianópolis) e Caldeirões (em Saboeiro) estão com 100% do volume preenchido.


Mais dois açudes sangraram no Ceará após as chuvas que banharam o estado no mês de janeiro. Os açudes Trici (em Tauá) e Colina (em Quiterianópolis) estão com 100% do volume preenchido, assim como o açude Caldeirões (em Saboeiro), que começou a sangrar no dia 19 de janeiro.

Trici fica localizado no Alto Jaguaribe e possui capacidade de 16.5 hm³; enquanto o Colina, no Sertão de Crateús, tem capacidade de 3.25 hm³.

Volume inferior a 30%

Mesmo com as precipitações, dos 153 reservatórios monitorados pela Cogerh, 132 ainda estão com volume inferior a 30% e nove estão zerados: Forquilha II (em Tauá), Quincoé (em Acopiara), Pirabibu (Quixeramobim), Quixeramobim (em Quixeramobim), São José I (em Boa Viagem), Vieirão (em Boa Viagem), São Domingos (em Caridade), Jenipapeiro II (em Baixio) e Cupim (em Independência).

Os açudes do Ceará, que têm capacidade de armazenar 18.718 hm³, estão com volume atual de 2.292 hm³, representando média de volume de apenas 12,2%.

Chuvas

Pelo menos 100 municípios do Ceará amanheceram sob fortes chuvas nesta segunda-feira (25). De acordo com os dados da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), Fortaleza teve o sétimo maior registro de chuva até as 8h, com 72.6 milímetros de precipitação registrada no posto de Messejana.

Até o momento, o município com maior chuva foi Pindoretama, com 97 mm; seguido por Tauá, com 89 mm.

A previsão para o restante do dia é de nebulosidade variável com chuva em todas as regiões cearenses. A nebulosidade está associada à atuação de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN – sistema de circulação horária a aproximadamente 12 km de altura), que está próximo à Região Nordeste do Brasil, padrão observado nos últimos dias.
TRIBUNADOCEARÁ

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee