Pages

quinta-feira, 24 de dezembro de 2015

PROCURADOR-GERAL DA REPÚBLICA; "..SENADOR DELCÍDIO É AGENTE CRIMINOSO E TINHA GANÂNCIA EM DESVIAR VERBAS"

Por ipuemfoco   Postado  quinta-feira, dezembro 24, 2015   Sem Comentários

O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, afirmou ao STF que o senador Delcídio do Amaral (PT-MS) “tinha ganância em ter recursos desviados dos cofres públicos para interesses exclusivamente privados” e que se trata de um “agente que não mede as consequências de suas ações para atingir seus fins espúrios e ilícitos”.

Os argumentos de Janot foram apresentados ao ministro Teori Zavascki, relator da Lava Jato no Supremo, para justificar a manutenção da prisão do congressista que é acusado de participar, ao lado do banqueiro André Esteves e mais duas pessoas, de uma trama para atrapalhar as investigações do esquema de corrupção da Petrobras. Na semana passada, Teori negou o pedido de revogação da prisão de Delcídio, de seu chefe de gabinete, Diogo Ferreira, e do advogado Edson Ribeiro, que atuava na defesa do ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró.

Os três são acusados de participação num plano para comprar a delação premiada de Cerveró, que envolvia um plano de fuga dele para a Espanha e uma mesada de R$ 50 mil para sua família.

O senador, que foi afastado do PT, e seu chefe de gabinete estão presos desde o dia 25 em Brasília. Delcídio ainda responde a processo de cassação no Conselho de Ética do Senado. O banqueiro acabou solto, com medidas alternativas. Edson Ribeiro também continua preso. 

“De qualquer modo, o modo de atuação dos envolvidos, especialmente de Delcídio do Amaral, há plena revelação de que se trata de agente que não mede as consequências de suas ações para atingir seus fins espúrios e ilícitos”, disse Janot.

“Desse modo, há se compreender que este tipo de agente criminoso, violando de forma extremamente grave as funções relevantíssimas que lhe foram confiadas pelo voto popular, não media esforços (e certamente assim continuará, já deixou bem claro seu modo de atuação) para atingir os fins ilícitos que lhe aproveitavam pela ganância em ter recursos desviados dos cofres públicos para interesses exclusivamente privados”, completou.

Segundo o procurador-geral da República, Delcídio era “o verdadeiro articulador do esquema para, se não obtida a liberação imediata de Nestor Cerveró (propondo inclusive sua fuga para o exterior), conseguir ‘comprar’ seu silêncio com apoio financeiro de André Esteves”.

Influência na Petrobras

Janto aponta ainda que o petista tinha influência na Petrobras. “Quanto à influência do denunciado Delcídio do Amaral na Petrobras, os documentos apreendidos em seu poder comprovam que ele tinha ingerência direta nos quadros respectivos. Foram encontradas diversas anotações referentes a pessoas que deveriam ou não deveriam ocupar cargos na estatal, além de diversos documentos relativos a sua restruturação”.

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee