Pages

terça-feira, 1 de dezembro de 2015

ENCONTRO DOS PROFETAS DA CHUVA DE QUIXADÁ EM 2016 JÁ TEM DATA DEFINIDA

Por ipuemfoco   Postado  terça-feira, dezembro 01, 2015   Sem Comentários


No encontro, marcado para o segundo sábado do ano, os mais de 30 profetas apresentarão as previsões do clima no Ceará em 2016
O vigésimo encontro dos profetas da chuva já tem data marcada, segundo matéria da Rede Jangadeiro FM. O encontro acontecerá no segundo sábado de 2016, no município de Quixadá, no sertão central do estado. 
No próximo ano, o evento deve reunir mais de 30 profetas de todo o estado, que vão discutir as previsões e chegar a um consenso sobre o período chuvoso.
Segundo Elder do Santos, organizador do encontro, a cultura dos videntes da natureza tem se fortalecido a cada ano. “Desde que a gente começou os encontros, a gente observou que os profetas estão estudando mais, estão observando mais, está havendo uma evolução e aumentando o número de pessoas que gostam desse tipo de cultura e que gostariam que, cada vez mais, esses eventos valorizassem essa cultura que estava sendo esquecida pelos nordestinos”, explica.

Ainda de acordo com Elder, não há previsões definidas, já que os experimentos ainda estão sendo feitos. Ele expõe alguns dos fenômenos observados pelos profetas para prever as chuvas. “Os profetas estudam as árvores, e uma das árvores mais estudadas é o juazeiro. Tem-se a ideia que o fruto do juazeiro, o juá, gosta de amadurecer e depois de maduro ele cai no chão. 
E diz-se que ele só cai dentro da lama, dentro da água. Isso quer dizer que ele só vai cair quando estiver chovendo. No momento, os juazeiros estão florando e alguns juás já estão em fruto. Além disso, eles observam abelhas, animais como o tatu peba. Então, diversas observações: o comportamento dos astros, das estrelas, das formigas e, uma famosa, que são as pedras de sal”.
José Erismar é profeta da chuva, e faz previsões há quase 30 anos. É uma tradição herdada do avô que ele repassa aos filhos. Para o profeta, as chuvas podem ser acima da média em algumas regiões do estado, mas ainda não há definições. “Seco não vai ser, vai ter inverno. Agora ainda tem algumas experiências para concluir e não se pode afirmar”.

Em 2014, a Câmara Municipal de Quixadá aprovou o segundo sábado do ano, dia que acontece o encontro, como o Dia do Profeta da Chuva.
TRIBUNADOCEARÁ

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee