Pages

quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

DILMA E TEMER SÃO PARTE DO MESMO PROBLEMA

Por ipuemfoco   Postado  quarta-feira, dezembro 16, 2015   Sem Comentários


Já não havia muitas dúvidas. Mas o penúltimo lance da Lava Jato revelou que a política conduziu o Brasil para uma espécie de beco sem saída. Dilma Rousseff encontra-se
cercada de aliados tóxicos. E Michel Temer, a alternativa constitucional, toca trombone sob o imenso telhado de vidro do PMDB.

Nas primeiras horas desta terça-feira (15), um auxiliar de Dilma celebrava o fato de a Polícia Federal ter varejado a intimidade de Eduardo Cunha às vésperas da reunião do STF sobre o processo de impeachment. Mais tarde, ao saber que a ação policial fora bem mais ampla, o colaborador da presidente reteve os fogos.

Varejaram-se também os endereços de cupinchas de Renan Calheiros. Gente como o ex-senador Sérgio Machado, um apadrinhado que Renan manteve por 12 anos na presidência da Transpetro, braço naval da Petrobras. Ou o deputado Aníbal Gomes, acusado de intermediar rendosos petronegócios em nome do presidente do Senado.

Os agentes federais só não tocaram a campainha de Renan, hoje o principal aliado de Dilma no Congresso, porque o ministro Teori Zavascki, do STF, indeferiu o pedido da Procuradoria da República. O receio de Dilma é o de que a atmosfera conturbada que seu governo respira na Câmara contamine também o Senado, responsável pelo eventual julgamento do impeachment.

Como se fosse pouco, as batidas policiais alcançaram os endereços de dois ministros das safras mais recentes de nomeações de Dilma: Henrique Alves (Turismo) e Celso Pansera (Ciência e Tecnologia). Ambos do PMDB. O primeiro ligado ao vice-presidente Michel Temer. 

O outro, tachado de “pau mandato de Eduardo Cunha'' pelo delator Alberto Yoysseff, foi à Esplanada por indicação de Leonardo Picciani, que acaba de ser apeado da liderança do PMDB por excesso de governismo.

Em nota, o Planalto disse esperar “que todos os fatos investigados na nova fase da Operação Lava Jato, envolvendo ministros de Estado e outras autoridades, sejam esclarecidos o mais breve possível, e que a verdade se estabeleça.” Mais: “Que todos os investigados possam apresentar suas defesas dentro do princípio do contraditório, e que esse processo fortaleça as instituições brasileiras.”

Quer dizer: o governo não tem o que dizer. Afastar os ministros sob suspeição? Nem pensar! Isso irritaria o PMDB, sócio majoritário do conglomerado govenista. A exemplo de Dilma, também o seu vice está condenado ao silêncio. A maioria dos encrencados do PMDB é composta de interlocutores de Temer, não de desafetos.

Na noite de segunda-feira, Cunha conversara com Temer. Acertaram a convocação de uma reunião da Executiva do PMDB. Na pauta, a instalação de um ferrolho na porteira do partido. Deseja-se impedir a entrada de deputados recrutados em outros partidos com o propósito de reforçar o grupo que deseja devolver Leonardo Picciani à liderança do PMDB. A PF transformou essa pauta em piada.

Presidente do PMDB, Temer decidiu que não irá à reunião da Executiva que ele próprio convocou. Delegará a condução dos trabalhos a um dos vice-presidentes da legenda. Uma ala do partido já defende o cancelamento do encontro, sob a alegação de que eventuais decisões podem ser tomadas isoladamente por Temer, para posterior ratificação do colegiado.

Eduardo Cunha defende algo mais impactante: deseja que a Executiva inclua na pauta a antecipação da convenção em que o PMDB discutirá em março de 2016 o rompimento com o governo Dilma. Como sempre, Cunha se diz vítima de perseguição. Acusa o governo de retaliá-lo por ter deflagrado o processo de impeachment. É mais ou menos como se um rato colocasse a culpa no queijo.

Chega-se, assim, ao beco sem saída. Fica-se com a impressão de que o Brasil só se salva recomençando do ponto em que começa a filosofia: no início absoluto
.BlogdoJosias

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee