Pages

sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

CEARÁ FOI O SEGUNDO DO NORTE-NORDESTE EM NÚMERO DE PESSOAS COM TRABALHO

Por ipuemfoco   Postado  sexta-feira, dezembro 04, 2015   Sem Comentários


Tendência dos últimos dez anos foi de mais pessoas trabalhando e formalizando vínculos empregatícios, segundo dados do IBGE entre 2004 e 2014.

O Ceará teve o segundo maior número de pessoas ocupadas nas regiões Norte e Nordeste no ano passado, mostram os dados da Síntese de Indicadores Sociais 2015, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O Estado tinha 3,9 milhões de habitantes com algum trabalho, com maiores proporções entre os homens e os empregados informais.
O primeiro lugar nas regiões Norte e Nordeste é a Bahia (7 milhões de ocupados), enquanto São Paulo lidera o ranking nacional (22 milhões de ocupados). Rio Grande do Sul, Paraná, Rio de Janeiro e Minas Gerais são outros Estados à frente do Ceará. 

No Brasil, o total é de 91,8 milhões de pessoas que tinham trabalho durante a semana de referência da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) em 2014. A estatística inclui a população a partir dos 16 anos.

No Ceará, mais da metade dos trabalhadores tem empregos informais. A proporção é de 60,8% da população ocupada. Estar longe do trabalho formal é realidade para 62,7% dos pretos e pardos e para 43,9% dos brancos ocupados. Segundo o instituto, são três as categorias profissionais de baixa adesão ao Regime Geral de Previdência Social: trabalhadores domésticos sem carteira de trabalho assinada, empregados sem carteira e trabalhadores por conta própria.

Apesar de ainda dominar o mercado cearense, a informalidade vem decrescendo. Em 2004, a proporção era de 73% da população ocupada em trabalhos informais. A Capital também viu diminuir a proporção de trabalhadores informais: equivalia a 56% da população ocupada em 2004 e passou a abranger 44,1% dos empregos no ano passado.

Desemprego feminino
O documento do IBGE revela que todos os estados trazem maior presença masculina nas estatísticas de população ocupada. No Ceará, foram 2,3 milhões de homens e 1,6 milhão de mulheres trabalhando em 2014. A diferença também está na média dos salários. O rendimento médio mensal no Ceará é de R$ 1.136 para homens e R$ 959 para as mulheres.

Em dados gerais, a inserção feminina no mercado de trabalho cearense é inferior e de proporções semelhantes nos últimos dez anos. As mulheres correspondem a 41,9% dos trabalhadores em 2014, enquanto o percentual era de 42,6% em 2004.

Apesar do maior desemprego feminino, a última década teve aumento de 60% no número de mulheres ocupadas em trabalhos formais no Brasil. Na população masculina, esta variação foi de 43,6%, revela o IBGE.
OPOVO

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee