Pages

terça-feira, 1 de dezembro de 2015

BRASIL TEM 60 DIAS PARA DESTRUIR FOCOS DE MOSQUITO E EVITAR EXPLOSÃO DE ZIKA

Por ipuemfoco   Postado  terça-feira, dezembro 01, 2015   Sem Comentários


As autoridades sanitárias brasileiras estão em uma corrida contra o tempo para evitar que a infestação do mosquito Aedes aegypti se torne um problema ainda mais grave a
partir de fevereiro de 2016. A preocupação é por conta dos mapas epidemiológicos, que apontam que mais de 60% dos casos de dengue, doença transmitida pelo mesmo mosquito, são registrados entre fevereiro e abril.


Em 2015, o país registrou 1.534.932 casos de dengue, febre chikungunya e zika. "Precisamos fazer esse combate de imediato, agora e pelo mês de janeiro, destruindo os ovos e as larvas. Isso para, na época de aumentar a população do mosquito, não ter larva para ele se proliferar", disse o ministro da Saúde, Marcelo Castro. "Temos dois meses para destruir os criadouros."
Para esse combate, uma força-tarefa com apoio de Exército e diversas campanhas publicitárias vai atuar nos próximos 60 dias no Nordeste, onde mais de 1.100 casos de microcefalia foram registrados nos últimos meses, quase todos provavelmente com relação direta com o zika vírus.
Exército e mobilização popular

Com o decreto de situação de emergência feito pelo Ministério da Saúde, os soldados do exército poderão entrar em qualquer local com indícios de foco. "O Exército vai apoiar nessa entrada a locais fechados que possam ser foco de proliferação. Isso já foi pensado e definido, com apoio das polícias Federal e Militar e dos Bombeiros", afirmou Gilberto Occhi, ministro da Integração Nacional.

Reunidos com prefeitos, os ministros enfatizaram a importância da participação popular no combate contra o mosquito. "Agentes de endemias, prefeitos, professores, lideranças comunitárias, igrejas: todos têm de se envolver. Só seremos vitoriosos com uma mobilização nacional", disse o ministro da Saúde.

Castro informou que está sendo desenvolvido um aplicativo para celulares que facilitar a denúncia de focos de mosquito.

Microcefalia e zika

Nesta segunda (30), o ministério da Saúde confirmou que existe relação entre a transmissão do zika vírus e o surto de microcefalia. "A confirmação do vírus em uma criança com má-formação confirmou a tese da relação entre zika e a microcefalia", disse Claudio Maierovitch, diretor do Departamento de Vigilância de Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde.

Depois do aumento de investigação e divulgação de dados relativos ao zika, pesquisadores afirmaram ainda que a forma de contágio do vírus não se daria somente pelo mosquito, podendo ser transmitido por meio de relação sexual, transfusão de sangue e transplante de órgãos, segundo o Instituto Evandro Chagas (IEC) de Belém.
UOL

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee