Pages

domingo, 8 de novembro de 2015

PARA O PT, LAVA JATO 2.0 PODE INVIABILIZAR LEGENDA

Por ipuemfoco   Postado  domingo, novembro 08, 2015   Sem Comentários

A notícia de que a força-­tarefa da Operação Lava Jato acionará os partidos para reaver valores desviados da Petrobras pegou o PT de surpresa. Dirigentes do partido avaliaram, em reserva, que a decisão é uma tentativa de eliminar a sigla da política nacional, por meio da inviabilidade financeira.

Petistas falam em “conspiração das elites” e “judicialização da política” e já estudam uma defesa prévia. De acordo com dirigentes, o partido pode alegar que o recebimento de valores desviados da estatal não foi submetido a nenhuma das instâncias partidárias e, portanto, caso as denúncias sejam confirmadas, qualquer desvio seria uma ação isolada. A informação é do Estadão.

A força-­tarefa da Operação Lava Jato anunciou que, a partir de 2016, imputará aos partidos a responsabilidade pelo esquema de corrupção Petrobras, e não apenas seus dirigentes. Segundo os primeiros laudos, os valores desviados de 2004 a 2014 e que deverão ser devolvidos ultrapassam R$ 20 bilhões. Os partidos também podem ficar sujeitos à retenção de valores dos fundos partidários e suspensão e cassação de registro da legenda.

O procurador da República Deltan Dellagnol reforçou que os partidos serão alvo de uma ação cível pública.“Estamos caminhando na Lava Jato por etapas porque temos um mar de informações e evidências. É como se fossem frutos de uma árvores, nós colhemos quando eles ficam maduros. A ação dos partidos ainda está amadurecendo", disse.

A estratégia de defesa dos petistas segue a que foi adotada no processo do ‘mensalão’, quando o ex-­presidente da sigla José Genoino e o ex­-tesoureiro Delúbio Soares foram condenados, mas o partido foi poupado.

No entanto, petistas veem uma diferença significativa entre o também ex-tesoureiro do partido João Vaccari Neto e Delúbio. Enquanto este privilegiava o grupo majoritário, ao qual pertencia, Vaccari abastecia campanhas de candidatos de várias correntes internas.

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee