Pages

sexta-feira, 25 de setembro de 2015

PROS;DIREÇÃO AINDA NÃO DEFINIU SE PEDIRÁ MANDATO DE INFIÉIS

Por ipuemfoco   Postado  sexta-feira, setembro 25, 2015   Sem Comentários


Com diversos parlamentares do Ceará negociando mudança de partido, a direção nacional do Partido Republicano da Ordem Social (Pros) ainda não decidiu se cobrará os cargos de eleitos pelo partido que decidam mudar de sigla.

Segundo a assessoria do presidente nacional Eurípedes Júnior, o partido realizará reuniões durante o final de semana e deve se posicionar sobre os mandatos na segunda-feira, 28.

No Ceará, o grupo político do ex-governador Cid Gomes (Pros) negocia ida para o PDT. Com exceção de prefeitos e vereadores eleitos antes de migrarem para o Pros, como é o caso do prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, eleito ainda no PSB, diversos deputados estaduais e federais podem perder mandato.

De acordo com a resolução doTribunal Superior Eleitoral(TSE), o partido político interessado pode pedir na Justiça a decretação da perda de cargo eletivo em decorrência de desfiliação partidária sem justa causa. Considera-se justa causa a incorporação ou fusão do partido, a criação de novo partido, a mudança substancial ou o desvio reiterado do programa partidário e a grave discriminação pessoal.

Pelas regras partidárias, os parlamentares só podem mudar de partido sem correr risco de perder o mandato se forem para uma legenda recém criada – exceto no caso de eleições majoritárias, como senadores e prefeitos.

Janela partidária
A expectativa dos parlamentares é a aprovação de emenda que prevê a criação de uma janela para que os candidatos que já exercem mandatos de deputados ou vereadores possam mudar de partido sem perder mandato. Aprovada no Senado, a emenda concede prazo de 30 dias para que os interessados formalizem a troca de partido. No entanto, a proposta deve passar por nova votação na Câmara antes de entrar em vigor. Alguns partidos, como o PMDB, são contrários à emenda.
O POVO Online

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee