Pages

sexta-feira, 25 de setembro de 2015

CANINDÉ; FÉ E TRADIÇÃO RELIGIOSA

Por ipuemfoco   Postado  sexta-feira, setembro 25, 2015   Sem Comentários

Mesmo com o cansaço da madrugada, os fiéis disputavam espaço para estar perto da bandeira franciscana. Muitos rezavam, agradeciam e alguns até choravam. Às 4 horas de ontem, teve início a Romaria de São Francisco das Chagas, em Canindé, a 126 km de Fortaleza.

A programação se inicia com caminhadas dos moradores da região durante a madrugada até a sede do município. Mas fiéis de comunidades rurais um pouco mais distantes já haviam iniciado as peregrinações no dia anterior. O ponto alto do primeiro dia de romaria foi a missa realizada em frente à Basílica de São Francisco, presidida pelo pároco e reitor do santuário, frei Marconi Lins. Houve hasteamento das bandeiras e fogos de artifício.

Um dos franciscanos mais fervorosos era Chico da Hosana, que anualmente ajuda a erguer a bandeira de São Francisco, permanecendo ao lado dela durante toda a missa. “Tenho muita fé. Ele já me livrou da porta da morte”, diz, mencionando dois acidentes de trânsito que sofreu. “Por isso, pago minha penitência: não largar a bandeira enquanto eu for vivo”, lembra, emocionado.

A dona de casa Francisca Íris Maia, 69, saiu da localidade de Ingá, em Caridade, às 17 horas de quarta-feira, 23, e só chegou à basílica depois das 3h30min de ontem. Vestida de franciscana, ela fez a caminhada pela primeira vez. “Meus pés estão doendo muito, mas vim pagar minha promessa”, disse.

Nem dormir na rua assusta os romeiros. O agricultor Francisco Tomé da Silva Dias, 78, junto com a esposa, Ana Francisca da Silva, 66, e Juliane Dias, 9, passaram a madrugada à espera da missa deitados sobre pedaços de papelão, protegendo-se do frio com lençóis. “Todo ano, venho a pé. Comecei a vir com meu pai”, explica Francisco, que mora em Caridade.

Oração pela paz

Durante a homilia, frei Marconi destacou que a festa deste ano celebra a vida de Francisco, na alegria de viver o evangelho. O pároco pediu que os fiéis orassem pela paz. “Somos chamados a externar essa paz nos nossos relacionamentos. Ao sairmos do comodismo, do medo, das incertezas e fazermos a nossa caminhada, buscando a verdadeira paz e alegria de viver”, ensinou.

A festa segue até o próximo dia 4 de outubro. Durante a romaria, serão celebradas 100 missas, 21 procissões, nove vias sacras, oito mil confissões e, para garantir a programação, 40 padres se revezam nas atividades da festa. 

As procissões com o painel do santo serão sempre às 17h30min, em direção à Praça dos Romeiros, onde são celebradas as novenas.

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee