Pages

quarta-feira, 16 de setembro de 2015

13% DOS DOMICÍLIOS BRASILEIROS CONECTADOS USAM A REDE DO VIZINHO

Por ipuemfoco   Postado  quarta-feira, setembro 16, 2015   Sem Comentários


Percentual de lares on-line alcança 50%, mas acesso ainda é desigual.
A última edição da pesquisa TIC Domicílios, relativa ao ano passado, foi divulgada nesta terça-feira pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), e aponta que 50% dos lares brasileiros, ou 32,3 milhões em números absolutos, já estão conectados à internet. O percentual é praticamente estável ao encontrado em 2013 (49%).

O que chama atenção no estudo é que, pela primeira vez, levantou que 13% dos domicílios conectados acessam a rede pela conta do vizinho.

O compartilhamento de rede é mais comum no Nordeste, onde 22% das casas pegam o sinal emprestado do vizinho, percentual bem acima das outras regiões, e entre as famílias com renda familiar de até um salário mínimo (18%). Esse cenário é coerente com uma questão ainda presente no debate sobre o acesso à internet no Brasil: a desigualdade por classe social.

Apesar de o Marco Civil da Internet garantir entre os seus artigos o “direito de acesso a todos”, os dados levantados pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), mostram que a renda ainda é um limitador. Em 2012, o governo federal criou o Programa Nacional de Banda Larga, mas os números mostram que a iniciativa não foi bem-sucedida.

Na classe A, a proporção de domicílios com acesso à internet é de 98%; na classe B, 82%; na classe C, 48%; e entre as classes D e E, de apenas 14%. Nas áreas urbanas, a proporção de domicílios conectados é de 54%, enquanto nas áreas rurais é de 22%. Em relação a 2012, houve uma queda de dois pontos percentuais na classe B; e aumento de dois pontos percentuais na na C, e de quatro, nas classe D e E.

— Mesmo com o crescimento da Internet móvel, o Brasil ainda encontra desafios para a universalização do acesso à Internet no domicílio. A série histórica da TIC Domicílios tem mostrado a permanência da desigualdade no acesso, fato que precisa ser observado em sua complexidade pelos gestores públicos para a reversão deste quadro — afirmou Alexandre Barbosa, gerente do Cetic.br.

CELULAR ULTRAPASSA COMPUTADOR

E o celular parece ser o principal instrumento de democratização da internet. O percentual de brasileiros com dez anos ou mais que acessou a rede por meio do aparelho mais que triplicou nos últimos três anos, de 15% em 2011 para 47% no ano passado. Pela primeira vez, a TIC Domicílios investigou quais os dispositivos estão sendo usados para acessar a rede, e o celular foi o mais citado, com 76%, à frente do computador de mesa (54%), notebook (46%) e tablet (22%).

— Percebe-se um cenário de múltiplos dispositivos tecnológicos convivendo no dia a dia do cidadão, o que indica uma tendência à portabilidade e à mobilidade. Esta combinação traz implicações para as atividades e para a frequência de uso da Internet pelo cidadão e, possivelmente, contribui para que os dispositivos sejam cada vez mais utilizados de forma individual — disse Barbosa.
OGLOBO

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee