Pages

segunda-feira, 10 de agosto de 2015

AÇUDE ARARAS QUE HOJE TEM 8% PODERÁ SECAR EM 140 DIAS

Por ipuemfoco   Postado  segunda-feira, agosto 10, 2015   Sem Comentários

Segundo dados da COGERH - Companhia de Gestão de Recursos Hídricos, o açude perde em média 0,05% de sua capacidade por dia, água essa utilizada prioritariamente para o abastecimento humano. Se considerarmos que essa diminuição média ocorrerá diariamente, desconsiderando outros fatores, a açude Araras perderia toda a sua reserva de água em 140 dias, pouco mais de 4 meses

A seca que castiga os estados do nordeste aumenta cada vez mais o temor do sertanejo pela falta de água. E não é para menos, vivemos a maior escassez dos últimos 50 anos, e os problemas ocasionados por ela são cada vez maiores. 

O principal, e talvez maior problema, que assusta as populações habitantes do sertão é a escassez cada vez maior de água para o consumo humano e de animais e plantações, esse é um dos pontos mais críticos enfrentados pelos sertanejos.
Responsável pelo abastecimento direto de pelo menos cinco importantes cidades da região norte, o Açude Paulo Sarasate, ou Araras, no município de Varjota poderá secar por completo em poucos meses, ou dias.

O Açude Paulo Sarasate está construído sobre o leito do rio Acaraú, entre os municípios de Varjota, Pires Ferreira, Hidrolândia, Santa Quitéria e Ipu. Sua capacidade é de 891 milhões de metros cúbicos de água, o que o coloca como o quarto maior reservatório de água do Ceará. Hoje o açude se encontra com 8% de sua capacidade total, o que equivale a 74 milhões de metros cúbicos de água.

Segundo dados da COGERH - Companhia de Gestão de Recursos Hídricos, o açude perde em média 0,05% de sua capacidade por dia, água essa utilizada prioritariamente para o abastecimento humano. Se considerarmos que essa diminuição média ocorrerá diariamente, desconsiderando outros fatores, a açude Araras perderia toda a sua reserva de água em 140 dias, pouco mais de 4 meses.
2/47CEARÁ

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee