Pages

quarta-feira, 8 de julho de 2015

UNIÃO COMPRA 6,5 MIL HECTARES PARA FAZER DEIXAR FAZENDA DE EUNÍCIO

Por ipuemfoco   Postado  quarta-feira, julho 08, 2015   Sem Comentários


Integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) que ocupavam fazendado senador Eunício Oliveira (PMDB) desde 21 de junho iniciaram desocupação do espaço. A ação foi confirmada pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), que intermediaram acordo entre o grupo e o peemedebista.

Para atingir acordo entre as partes, o ministro Patrus Ananias (MDA) garantiu a aquisição de duas áreas em Goiás, totalizando 6,5 mil hectares, que servirão de assentamentos definitivos às famílias que ocupavam a fazenda.

Com mais de 21 mil hectares, área correspondente a cerca de 20 mil campos de futebol, terras da Fazenda Santa Mônica eram declaradas improdutivas pelo MST.

Ocupações polêmicas

É a 2ª vez em menos de um ano que a Santa Mônica é ocupada por membros do MST. De agosto passado até março deste ano, três mil famílias do movimento firmaram assentamentos na área do senador. Na época, o peemedebista classificou a ação como “ato político” para beneficiar o então candidato Camilo Santana (PT) na disputa pelo governo do Ceará.

Em novembro, o terreno chegou a ser visitado pelo deputado estadual Elmano de Freitas (PT), com histórico de militância junto ao MST. Atribuindo a ação a articulação do ex-ministro Ciro Gomes (Pros) – o que Elmano nega –, Eunício afirmou ainda que as terras não são improdutivas.

Nesta segunda-feira, 7, coluna Painel, da Folha de S. Paulo, registrou que a ocupação da fazenda teria motivado desconforto entre Eunício e cúpula do governo federal em Brasília. Segundo a publicação, o MDA teria “desistido” de negociar com o MST.
O POVO Online

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee