Pages

quarta-feira, 15 de julho de 2015

POLÍCIA FEDERAL ALCANÇA CONGRESSO NACIONAL E GERA REAÇÃO

Por ipuemfoco   Postado  quarta-feira, julho 15, 2015   Sem Comentários

A Operação Lava-Jato chegou ao Congresso. Cumprindo 53 mandados, a Polícia Federal apreendeu dinheiro, carros e deixou uma onda de indignação entre os parlamentares. 
A ação de ontem, autorizada por três ministros (Teori Zawascki, Celso de Mello e Ricardo Lewandowski) do Supremo Tribunal Federal (STF), que envolveu os senadores Fernando Collor (PTB-AL), Fernando Bezerra (PSB-PE) e Ciro Nogueira (PP-PI), presidente nacional da legenda, além do ex-ministro das Cidades, Mário Negromonte, chegou a ser tachada de “invasiva” e “violência à democracia” por senadores. O fato é que foi necessário mais de um ano para que a Lava-Jato alcançasse políticos eleitos.  

Apesar de o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, já ter apresentado lista com 47 parlamentares investigados em março último, esta é a primeira vez que há ordens judiciais contra eles. Embora prisões estejam, por ora, fora da pauta, a intervenção abre precedentes e deixa deputados e senadores apreensivos. 

Base e oposição tiveram nomes citados nas delações. A reação, por isso mesmo, foi imediata. Parlamentares, que afirmam ter sido solícitos às investigações, levantaram questionamentos sobre a PF, cada vez mais empoderada pelo Judiciário.

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), acusou a Polícia Federal de “invasão” ao cumprir ordens judiciais de busca e apreensão em imóveis de três colegas de parlamento. No total, foram recolhidos R$ 4 milhões, oito veículos, joias, duas obras de arte, US$ 45 mil e 24,5 mil euros. 

Calheiros afirma que a Polícia Legislativa (PL), que tem jurisdição no parlamento, deveria ter acompanhado a operação. “Causa perplexidade alguns métodos que beiram a intimidação (...) Buscas e apreensões sem a exibição da ordem judicial e sem os limites das autoridades que a estão cumprindo, não é busca e apreensão. É invasão”, diz a nota lida por ele no plenário do Senado, assinada pela Mesa.

Argumentos similares foram apresentados pelo advogado da Casa, Alberto Cascais. Segundo ele, a PF executou movimentos “ilegais”, por não apresentar os mandados à PL. A Procuradoria-Geral da República (PGR) afirmou, por meio de nota, que a Polícia Legislativa não participou da operação porque os mandados foram cumpridos nos apartamentos funcionais dos investigados. No entendimento da procuradoria, os imóveis funcionais não são considerados como extensão da Casa.

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee