Pages

sexta-feira, 3 de julho de 2015

CEARÁ;QUASE 115 MIL CRIANÇAS E JOVENS ESTÃO FORA DA SALA DE AULA

Por ipuemfoco   Postado  sexta-feira, julho 03, 2015   Sem Comentários


O movimento Todos pela Educação indicou ainda que o Ceará alcançou apenas as metas estipuladas para o 5º ano 
em Português e Matemática.
No Ceará, 114.964 crianças e jovens de quatro a 17 anos estão fora da escola. O dado, referente a 2013, é de levantamento do movimento Todos Pela Educação e foi divulgado ontem.

Em números absolutos, esse é o terceiro maior número do Nordeste; na proporção considerando a população da faixa etária, o resultado fica entre os três menos ruins, atrás de Sergipe e Piauí.

O movimento estabeleceu cinco metas educacionais para serem alcançadas até 2022. Em seu sexto relatório, o destaque fica por conta da meta três, que monitora o desempenho dos alunos. Considerando Português e Matemática, o Ceará alcançou apenas as metas estipuladas para o 5º ano do ensino fundamental. Os resultados ficaram abaixo do definido para o 9º ano do ensino fundamental e o 3º do ensino médio.

O Ceará também não atingiu, nesta edição, as metas das taxas de conclusão do ensino fundamental (71,8%), aos 16 anos, e do ensino médio (54,3%), aos 19 anos. As metas eram 82% e 56,7%, respectivamente. Outro aspecto que chama atenção são os percentuais de abandono no ensino médio. O Estado registrou 8,5% de taxa. Se considerado apenas o 1º ano, o número sobe para 11%.

Resultados


O coordenador de Avaliação e Acompanhamento da Educação da Secretaria Estadual da Educação (Seduc), Rogers Mendes, destaca que há etapas para o estudante que são mais impactantes, como a passagem para o 5º ano do fundamental e para o 1º do ensino médio. 

“Os alunos que já vêm com dificuldades se deparam com maior complexidade de assuntos e, por isso, registramos número significativo de abandono”.

Ele lembra que o Estado chegou a registrar taxa de 20% de evasão no ensino médio. “Nosso trabalho tem surtido efeito, mas ainda é alarmante”, pondera o coordenador. “Os dados do Ceará vêm avançando. Temos 96,8% de crianças de quatro e cinco anos na escola, no esforço para a alfabetização na idade certa, e 98,4% na faixa de seis a 14 anos”.

Ele considera que o número mais preocupante é o de jovens de 15 a 17 anos, cujo atendimento está em torno de 83%. “O desafio é manter os que já estão na escola até concluírem o ensino médio e trazer aqueles que saíram de forma precoce”, avalia. “É preciso criar uma rede com condição de acompanhar o conteúdo, com estratégias de correção de fluxo, em parceria com a rede municipal”.

Levantamento

O “De Olho nas Metas” é o relatório do Todos Pela Educação que, a partir desta edição, será publicado a cada dois anos, para o acompanhamento dos indicadores educacionais do País sobre atendimento escolar à população de quatro a 17 anos, alfabetização, desempenho dos alunos no ensino fundamental e médio, conclusão dos estudos e financiamento da educação.
OPOVO


Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee