O movimento Todos pela Educação indicou ainda que o Ceará alcançou apenas as metas estipuladas para o 5º ano
No Ceará, 114.964 crianças e jovens de quatro a 17 anos estão fora da escola. O dado, referente a 2013, é de levantamento do movimento Todos Pela Educação e foi divulgado ontem.
Em números absolutos, esse é o terceiro maior número do Nordeste; na proporção considerando a população da faixa etária, o resultado fica entre os três menos ruins, atrás de Sergipe e Piauí.
O movimento estabeleceu cinco metas educacionais para serem alcançadas até 2022. Em seu sexto relatório, o destaque fica por conta da meta três, que monitora o desempenho dos alunos. Considerando Português e Matemática, o Ceará alcançou apenas as metas estipuladas para o 5º ano do ensino fundamental. Os resultados ficaram abaixo do definido para o 9º ano do ensino fundamental e o 3º do ensino médio.
O Ceará também não atingiu, nesta edição, as metas das taxas de conclusão do ensino fundamental (71,8%), aos 16 anos, e do ensino médio (54,3%), aos 19 anos. As metas eram 82% e 56,7%, respectivamente. Outro aspecto que chama atenção são os percentuais de abandono no ensino médio. O Estado registrou 8,5% de taxa. Se considerado apenas o 1º ano, o número sobe para 11%.
Resultados
O coordenador de Avaliação e Acompanhamento da Educação da Secretaria Estadual da Educação (Seduc), Rogers Mendes, destaca que há etapas para o estudante que são mais impactantes, como a passagem para o 5º ano do fundamental e para o 1º do ensino médio.
O movimento estabeleceu cinco metas educacionais para serem alcançadas até 2022. Em seu sexto relatório, o destaque fica por conta da meta três, que monitora o desempenho dos alunos. Considerando Português e Matemática, o Ceará alcançou apenas as metas estipuladas para o 5º ano do ensino fundamental. Os resultados ficaram abaixo do definido para o 9º ano do ensino fundamental e o 3º do ensino médio.
O Ceará também não atingiu, nesta edição, as metas das taxas de conclusão do ensino fundamental (71,8%), aos 16 anos, e do ensino médio (54,3%), aos 19 anos. As metas eram 82% e 56,7%, respectivamente. Outro aspecto que chama atenção são os percentuais de abandono no ensino médio. O Estado registrou 8,5% de taxa. Se considerado apenas o 1º ano, o número sobe para 11%.
Resultados
O coordenador de Avaliação e Acompanhamento da Educação da Secretaria Estadual da Educação (Seduc), Rogers Mendes, destaca que há etapas para o estudante que são mais impactantes, como a passagem para o 5º ano do fundamental e para o 1º do ensino médio.
“Os alunos que já vêm com dificuldades se deparam com maior complexidade de assuntos e, por isso, registramos número significativo de abandono”.
Ele lembra que o Estado chegou a registrar taxa de 20% de evasão no ensino médio. “Nosso trabalho tem surtido efeito, mas ainda é alarmante”, pondera o coordenador. “Os dados do Ceará vêm avançando. Temos 96,8% de crianças de quatro e cinco anos na escola, no esforço para a alfabetização na idade certa, e 98,4% na faixa de seis a 14 anos”.
Ele considera que o número mais preocupante é o de jovens de 15 a 17 anos, cujo atendimento está em torno de 83%. “O desafio é manter os que já estão na escola até concluírem o ensino médio e trazer aqueles que saíram de forma precoce”, avalia. “É preciso criar uma rede com condição de acompanhar o conteúdo, com estratégias de correção de fluxo, em parceria com a rede municipal”.
Levantamento
O “De Olho nas Metas” é o relatório do Todos Pela Educação que, a partir desta edição, será publicado a cada dois anos, para o acompanhamento dos indicadores educacionais do País sobre atendimento escolar à população de quatro a 17 anos, alfabetização, desempenho dos alunos no ensino fundamental e médio, conclusão dos estudos e financiamento da educação.OPOVO
Ele lembra que o Estado chegou a registrar taxa de 20% de evasão no ensino médio. “Nosso trabalho tem surtido efeito, mas ainda é alarmante”, pondera o coordenador. “Os dados do Ceará vêm avançando. Temos 96,8% de crianças de quatro e cinco anos na escola, no esforço para a alfabetização na idade certa, e 98,4% na faixa de seis a 14 anos”.
Ele considera que o número mais preocupante é o de jovens de 15 a 17 anos, cujo atendimento está em torno de 83%. “O desafio é manter os que já estão na escola até concluírem o ensino médio e trazer aqueles que saíram de forma precoce”, avalia. “É preciso criar uma rede com condição de acompanhar o conteúdo, com estratégias de correção de fluxo, em parceria com a rede municipal”.
Levantamento
O “De Olho nas Metas” é o relatório do Todos Pela Educação que, a partir desta edição, será publicado a cada dois anos, para o acompanhamento dos indicadores educacionais do País sobre atendimento escolar à população de quatro a 17 anos, alfabetização, desempenho dos alunos no ensino fundamental e médio, conclusão dos estudos e financiamento da educação.OPOVO
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