Pages

segunda-feira, 13 de julho de 2015

ALIADOS DE EUNÍCIO DEFINEM ATAQUES DE CIRO GOMES COMO PICUÍNHAS

Por ipuemfoco   Postado  segunda-feira, julho 13, 2015   Sem Comentários

Picuinha. É assim Gaudêncio Lucena (PMDB), vice-prefeito da capital e um dos principais aliados do senador Eunício
Oliveira (PMDB), define o ataque que este sofreu, via Facebook, do ex-governador Cid Gomes (Pros). 

“Tem gente que tem um telhado de vidro que não tem tamanho”, ironiza, após lembrar que Cid indicou o irmão mais novo, o hoje secretário das Cidades Ivo Gomes (Pros), para sua Chefia de Gabinete e o mais velho, o ex-governador Ciro Gomes (Pros), para a secretaria da Saúde. “Uma mistura de achaque com nepotismo”, classifica. 

No sábado, 11, Cid postou em sua página no Facebook que “os achacadores não estão só na Câmara dos Deputados”, compartilhando notícia sobre a nomeação do advogado Ricardo Fenelon Júnior, genro de Eunício, para diretoria da Agência Nacional de Aviação Civil. Até o fechamento desta página, a postagem tinha quase 2.500 “curtidas” e quase 400 compartilhamentos, um deles de Ciro Gomes.

Gaudêncio defende a indicação de Fenelon que, de acordo com o vice-prefeito, tem capacidade técnica para assumir o cargo. Fenelon Júnior seria especialista na área de aviação civil. “Trabalhou até na Nasa”, afirma.

Do lado cidista, o clima parece mais ameno entre os aliados do ex-governador. Para quem foi ouvido pelo O POVO ontem à tarde, o comentário não passou disso: um comentário. “Todo mundo sabe da desavença que há entre o Cid e o senador Eunício”, declara o deputado federal Domingos Neto (Pros). Ele descarta a possibilidade de a crítica ter tido objetivo político. “Evento político é a reunião que vai acontecer amanhã (hoje)”.

Desfiliação

O evento a que se refere o deputado federal é a reunião dos filiados ao diretório cearense do Pros que acontece na noite de hoje para debater a conjuntura interna do partido e a possibilidade de uma desfiliação coletiva da legenda. 

O grupo político dos Ferreira Gomes não esconde o desconforto dentro do partido e os atritos com a direção nacional. Segundo o presidente da Câmara Municipal, Salmito Filho (Pros), havia um compromisso com os dirigentes nacionais de um encontro para debater o programa do partido, que os cearenses considerariam por demasiado direitista. Até o nome da legenda - Partido Republicano da Ordem Social - foi considerado conservador e sob possibilidade de ser modificado. O encontro, entretanto, nunca aconteceu.

A saída, de acordo com Salmito, ainda não está assegurada. Existe a possibilidade de o diretório cearense partir para um confronto público com a direção nacional, tentando forçar a convocação do encontro. O ex-líder de Cid na Assembleia, José Sarto (Pros), porém, considera a permanencia improvável, conforma publicou O POVO. 

Mesmo filiados que não dão como certa a desfiliação admitem que a situação é complicada. O anúncio público das conversas com o PDT teria servido também como uma forma de tentar abrir o canal de diálogo com a direção nacional. Não houve sucesso. “Parece que eles nos querem fora do partido”, diz um integrante da legenda.

Segundo apurado pela reportagem, Ciro demonstra disposição para a possibilidade do enfrentamento público. Cid, nas reuniões, não teria verbalizado sua opinião, mas integrantes do PDT garantem que ele já estaria acertando sua filiação ao partido.

Uma das questões a serem solucionadas no caso da desfiliação é a fidelidade partidária. De acordo com a legislação eleitoral, o Pros não pode pedir o mandato dos prefeitos, por serem eleitos de forma majoritária, e nem dos vereadores, que conquistaram a vaga em 2012, quando o grupo ainda era filiado ao PSB, sendo os socialistas os únicos poderiam fazê-lo. O Pros, porém, pode acionar a Justiça em relação aos deputados federais e estaduais, eleitos em 2014 já pela legenda.

Frases

"TEM GENTE QUE TEM UM TELHADO DE VIDRO QUE NÃO TEM TAMANHO"

Gaudêncio Lucena (PMDB),vice-prefeito de Fortaleza, sobre as indicações de parentes que Cid fez para o primeiro escalão de seu governo

"TODO MUNDO SABE DA DESAVENÇA QUE HÁ ENTRE CID E O SENADOR EUNÍCIO"
Domingos Neto (Pros), líder da bancada na Câmara Federal

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee