Pages

terça-feira, 23 de junho de 2015

PROCURADOR;CORRUPÇÃO NA PETROBRAS É FRUTO DO JEITINHO BRASILEIRO,DIZ JANOT

Por ipuemfoco   Postado  terça-feira, junho 23, 2015   Sem Comentários


Procurador afirma que mais recente fase da operação Lava Jato o estimula a trabalhar mais



O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, afirmou nesta terça-feira (23) ao R7 que a corrupção no Brasil tem relação direta com o que chamou de "jeitinho brasileiro" e com a cultura de obter vantagens, como a mania de muitos de "furar filas".

Janot participou do lançamento do programa "João Cidadão" do CNMP (Conselho Nacional do Ministério Público). O programa vai divulgar ações do Ministério Público no âmbito dos direitos humanos. O alvo da campanha são jovens e busca ampliar o diálogo entre eles e o MP por meio da internet.

Janot disse que a campanha é uma ferramenta para quebrar paradigmas no Brasil e que a educação dos jovens tem relação direta com a prevenção da corrupção.

— Só a educação pode acabar com o jeitinho brasileiro, com a mania de furar filas e a partir daí prevenir contra a corrupção como a que vemos hoje.

Ele disse também que a mais nova fase da operação Lava Jato é um estímulo para que o Ministério Público siga trabalhando com a Justiça nas investigações do esquema de corrupção na Petrobras. A 14ª fase da operação prendeu os presidentes de duas das maiores empreiteiras do País.

Marcelo Odebrecht, da Construtora Odebrecht e Otávio Marques Azevedo, da Andrade Gutierrez foram presos na sexta-feira (19) acusados de envolvimento no esquema. Estima-se em R$ 700 milhões o valor pago pelas empreiteiras em propina.

— A hora é de fazer mais e falar menos.

O procurador se recusou a comentar as investigações da Lava Jato. Afirmou, porém, que está estimulado a trabalhar cada vez mais.

Candidato

O mandato de Janot na chefia do Ministério Público Federal termina em setembro quando a presidente Dilma Rousseff poderá reconduzi-lo ou escolher um substituto numa lista tríplice apresentada pela Associação Nacional dos Procuradores da República.

Na semana passada (15), o procurador formalizou sua candidatura à reeleição, o que pode levá-lo a permanecer à frente da Procuradoria-Geral da República por mais dois anos. Janot disputa o comando do MPF com outros três subprocuradores: Mario Bonsaglia, Carlos Frederico Santos e Raquel Dodge.

A recondução de Janot já foi atacada em março pelo presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), incluído por ele na lista de investigados da Lava Jato, assim como o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ). 


Caso seja novamente escolhido, Janot terá de passar por sabatina no Senado e ter sua indicação aprovada em Plenário. Além de Calheiros, outro desafeto de Janot no Senado é o senador Fernando Collor (PTB-AL), também investigado no escândalo da Petrobras.R7

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee