Pages

quinta-feira, 11 de junho de 2015

MAIS AUMENTO;BANCO CENTRAL ESPERA ALTA DE 41% PARA CONTA DE LUZ E 9,1% NA GASOLINA

Por ipuemfoco   Postado  quinta-feira, junho 11, 2015   Sem Comentários


O Comitê de Política Monetária divulga expectativa de alta de 9,1% no preço da gasolina.

O BC (Banco Central) divulgou, nesta quinta-feira (11), a ata do Copom (Comitê de Política Monetária) da última reunião, realizada nos dias 2 e 3 deste mês, quando a taxa básica de juros, Selic, subiu para 13,75% ao ano. O relatório aponta que a gasolina, o botijão de gás e a energia elétrica vão pesar mais no bolso do brasileiro neste ano.

De acordo com o documento, a conta de luz vai ficar 41% mais cara. Enquanto a gasolina ainda vai subir mais 9,1%, e o preço do gás de bujão vai ficar 3% mais alto. A única queda prevista é a da tarifa de telefone fixo, que deve cair 4,4%.

Ao todo, o comitê espera que os preços administrados por contrato e monitorados pelo governo fiquem 12,7% mais caros neste ano, contra expectativa de alta de 11,8%. Para o próximo ano, o conjunto dos preços administrados deve subir 5,3%.

Mais uma vez, o Copom afirma que as informações disponíveis sugerem “certa persistência da inflação”, o que se reflete, em parte, na dinâmica dos preços no segmento de serviços e, “no curto prazo, o processo de realinhamento dos preços administrados”.

As projeções coletadas pelo Gerin (Departamento de Relacionamento com Investidores e Estudos Especiais) para a variação da inflação oficial, o IPCA (Índice Nacional de Preço ao Consumidor Amplo), neste ano passou de 8,25% para 8,39%. Já as previsões para 2016 recuaram de 5,60% para 5,50%.

O Copom afirma ainda que “cabe especificamente à política monetária manter-se especialmente vigilante, para garantir que pressões detectadas em horizontes mais curtos não se propaguem para horizontes mais longos”.

Ao final do documento, o comitê diz que “o cenário de convergência da inflação para 4,5% em 2016 tem se fortalecido”.

— Para o Comitê, contudo, os avanços alcançados no combate à inflação — a exemplo de sinais benignos vindos de indicadores de expectativas de médio e longo prazo — ainda não se mostram 
suficientes.R7

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee