Pages

sábado, 27 de junho de 2015

JEREISSATI DIZ ''ZERO,NADA PARA O NORDESTE''

Por ipuemfoco   Postado  sábado, junho 27, 2015   Sem Comentários

Senador do PSDB é taxativo ao afirmar que os governos do PT não tem levado benefícios para os moradores da região, apontada como responsável por vitórias do PT.


Em entrevista a Política Real, neste fim de semana, o senador Tasso Jereissati (PSDB-CE), foi taxativo ao afirmar que o governo de Dilma Rousseff não tem levado nenhum benefício para a Região Nordeste. “Não. Zero. Não existe programa nenhum. Nada. Nada para o Nordeste”, respondeu.

Político experiente, a resposta do senador demonstra, mais uma vez, o nível do embate entre tucanos e petistas. Tanto que na última eleição presidencial a região foi apontada como a principal responsável pela reeleição de Dilma Rousseff exatamente por causa de programas como o Bolsa Família.

Redes sociais

Nas redes sociais, foram inúmeras as mensagens de que os nordestinos asseguraram mais um mandato a Dilma Rousseff especialmente por causa do Bolsa Família e outros programas assistenciais. E esses votos do Nordeste também foram considerados como vitais para a reeleição do mentor da atual presidente, um dos fundadores do PT e presidente de honra da legenda, Luiz Inácio Lula da Silva.

O próprio Lula teve bom desempenho em suas duas campanhas vitoriosas na Região Nordeste. Até por ser considerado um nordestino que venceu na vida, ao deixar Garanhuns e mudar-se para São Paulo, onde, de operário, transformou-se em grande líder sindical e político, sendo o principal articulador para a criação do PT.

"Nunca antes na história"

A afirmação de Tasso Jereissati demonstra que, em mais de uma década, os dois partidos não costumam reconhecer avanços que tenham sido patrocinados pelo outro. Logo depois do início de seu primeiro mandato, em 2003, ficou famoso o bordão de Lula “Nunca antes na história deste país”. Assim, ele referia-se a iniciativas de seu governo como sendo pioneiras depois de sua chegada ao Palácio do Planalto.

A frase de Lula tornou-se motivo de grande descontentamento entre os tucanos. Eles alegam que o programa de transferência renda Bolsa Família, por exemplo, teve início no governo de Fernando Henrique Cardoso (PSDB), com o nome de Bolsa Escola.

"Política do ódio"

No ano passado, o Brasil teve uma de suas eleições mais polarizadas da história do país. As redes sociais tiveram grande importância nos ataques entre tucanos e petistas. Chegou-se ao ponto de os petistas denominarem os embates de “política do ódio” porque a parte da população melhor situada economicamente não aceitaria a ascensão social de milhões de brasileiros beneficiados por programas dos governos petistas.

A situação continuou depois da segunda vitória de Dilma Rousseff. Número significativo de partidários do PSDB ainda acusa os nordestinos pela vitória da petista, hoje praticamente rompida com Lula. Há grupos do PT aliados da presidente da República, os “dilmistas”, e os que acreditam que Lula é que deveria estar no governo novamente, os lulistas.

Clima eleitoral

Mas é com os tucanos que o embate continua em clima eleitoral. Eles foram acusados até de não aceitarem o resultado da eleição, questionando a imparcialidade do próprio Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A rápida entrevista de Tasso Jereissati a Política Real demonstra, mais uma vez, o nível de rivalidade.

Questionado se seria apenas propaganda os resultados dos programas dos governos petistas no Nordeste, ele responde: “Falsa propaganda”. Tasso Jereissati é uma das principais lideranças nacionais do PSDB. Já foi presidente nacional da legenda em dois mandatos ― 1991 a 1993 e de 2005 a 2007.

Mudança de lado


Ex-governador do Ceará, Tasso Jereissati foi também presidente nacional do Instituto Teotônio Vilela, órgão de formação política do PSDB. No Estado, teve três mandatos de governador. Exerceu o mandato de senador no período de 2003 a 2011. Perdeu pela primeira vez uma eleição ao não conseguir ser reeleito senador em 2010.

Voltou ao Senado neste ano para mais um mandato de oito anos. Durante o tempo que esteve fora do Congresso Nacional, Tasso Jereissati chegou a anunciar que abandonaria a política. Desde fevereiro deste anos está agora na condição de parlamentar de oposição ao governo da presidenta Dilma Rousseff.

Leia a íntegra da entrevista:

Esses programas anunciados pelo governo, como o recente Programa Nacional de Exportação (PNE), chegam ao Nordeste?

Nós temos que ter, voltar a ter, programas que quando são nacionais tenham estímulos especiais para a Região Nordeste. Esse programa de exportação anunciado agora, nós vamos estudar melhor para ver que tipo de emenda a gente pode fazer no sentido de dar ao Nordeste, que tem uma condição geográfica valiosíssima para exportação e para importação também, já que conta com portos de primeiríssima qualidade, de serem os canais de exportação para este mesmo novo programa.

Política Real fez uma pergunta específica para o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Armando Monteiro, sobre a região. Ele respondeu que o PNE terá uma ação muito forte no Nordeste. O senhor espera algum benefício para a região?

Ele é pernambucano. Tem essa sensibilidade. E até uma discussão que vou abrir com ele nas próximas semanas.

Como o senhor recebeu essa notícia de que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva que querer agora desvincular a imagem dele da imagem da presidenta da República, Dilma Rousseff?

Parece que é uma estratégia dele. Está vendo que o barco está fazendo água, as condições cada vez pioram mais. Eu acho que ele está com esta estratégia de se distanciar da Dilma e do PT atual, inclusive.

O governo tem realmente dado esta atenção que diz dar ao Nordeste?

Não. Zero. Não existe programa nenhum. Nada. Nada para o Nordeste.

É só propaganda?

Falsa propaganda.

(Valdeci Rodrigues, especial para Política Real. Edição de Valdeci Rodrigues)

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee