Pages

sexta-feira, 5 de junho de 2015

FACEBOOK RECUA APÓS SE NEGAR A RETIRAR VÍDEO DE BEBÊ SENDO JOGADO DE UMA LADO PARA O OUTRO

Por ipuemfoco   Postado  sexta-feira, junho 05, 2015   Sem Comentários


Um vídeo postado no Facebook causou polêmica e reclamações, e, apesar de inicialmente os moderadores da rede social o terem defendido, ele acabou sendo removido

do site nesta sexta-feira.

Segundo o “Telegraph”, o controvertido vídeo mostrava um bebê recém-nascido nu e chorando sendo seguro pelos pés e mãos e movimentado por uma mulher adulta de forma quase violenta, com rodopios, inversões de ponta cabeça e até repetidas submersões em um balde de água.

Após veementes reclamações de diversos usuários da rede, a entidade inglesa NSPCC (National Society for the Prevention of Cruelty to Children) condenou a exposição do vídeo, classificando-o como crueldade contra o neném.

Em resposta, na quinta-feira, moderadores do Facebook alegaram que a prática se encaixava na categoria de “baby yoga” (yoga para bebês). No entanto, como a controvérsia só se acirrava mais e mais, os responsáveis pelo site acabaram optando por retirar o vídeo do ar.

Claire Lilley, que lidera a NSPCC, disse à “Rádio BBC 4” que o bebê poderia ter sofrido “sérios danos” aos seus membros em função da movimentação violenta a que foi submetido.

“O que é baby yoga no contexto de uma pessoa pode ser abuso infantil no contexto de outra”, disse Claire.

Um porta-voz do Facebook disse inicialmente: “Nós não permitimos o abuso de crianças no Facebook e qualquer conteúdo ilegal que seja sinalizado para nós é rapidamente removido. Apesar de entendermos que as pessoas podem estar chateadas com este vídeo que mostra uma forma de baby yoga, após uma revisão cuidadosa concluímos que ele não desobedece as nossas regras”.

DISCÓRDIA

Mas a afirmação do Facebook não foi bem acolhida por técnicos no assunto. Sylvie Russell, gerente executiva da Birthlight, que dá aulas de baby yoga, descartou a argumentação oferecida. Depois de assistir ao vídeo, ela declarou: “É muito revoltante. Isto não é baby yoga”.

Ela ressaltou que a prática usual não envolve água e que os movimentos no vídeo eram “bastante abruptos”.

“Nós usamos movimentos suaves, e tudo gira em torno da ligação entre a mãe e o bebê, e é difícil ver qualquer ligação ou amor no vídeo”, disse ela. “Nós ensinamos a mãe como segurar o bebê de uma forma que o deixe calmo e relaxado”.

Em certo ponto do vídeo, a mulher pendura o bebê de cabeça para baixo no ar por suas pernas, e em outro trecho ela o balança, segurando-o pelas bochechas, mesmo com a criança chorando. O clipe é parece ter sido filmado na Indonésia, mas Sylvie disse jamais ter visto nada do tipo naquele país, onde a Birthlight também treina professores de yoga.

O vídeo foi compartilhado milhares de vezes mundo afora, mas foi denunciado para a filial do Facebook no Reino Unido na quarta-feira com alegações de “violência gráfica” e depois de “nudez”.

DEU PARA TRÁS

Em sua declaração atualizada, o Facebook disse na sexta-feira: “Tal como outros, achamos o comportamento neste vídeo perturbador e inquietante. Em casos como estes, deparamo-nos com uma escolha difícil: conciliar o desejo das pessoas para aumentar a conscientização de comportamentos como este, versus a natureza perturbadora do vídeo.

“Neste caso, estamos removendo quaisquer ocorrências denunciadas deste vídeo no Facebook que sejam compartilhadas apoiando ou incentivando esse comportamento.

“Nos casos em que as pessoas estão alertando ou condenando a prática, estamos marcando os vídeos denunciados como ‘perturbadores’, o que significa que eles são precedidos por uma tela de aviso e só são acessíveis por pessoas com idade superior a 18 anos”.

TÉCNICA RUSSA

Em 2012, os vídeos da professora de educação física russa Lena Fokina começaram a controvérsia acerca do tema. Então com 51 anos de idade, ela foi filmada executando rodopios e movimentos abruptos com bebês de poucas semanas de idade. Muitos sites vetaram seus vídeos por considerarem-nos abusivos.

Mas Lena tornou-se famosa por sua técnica. Naquele mesmo ano, ela promoveu um seminário intitulado “Parenting the Deliberate Way” em Dahab, no Egito, em que pais e mães em sua maioria oriundos da Europa pagavam-na para executar os mesmos controvertidos movimentos em seus bebês.

Segundo Lena, a prática é totalmente segura e até benéfica para as crianças.
OGLOBO

Este vídeo ilustra uma das exibições de Lena, incluindo um trecho envolvendo submersão de infantes:

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee