Pages

sábado, 6 de junho de 2015

ADIADA INÍCIO DE ANTIDOPING PARA CAMINHONEIROS

Por ipuemfoco   Postado  sábado, junho 06, 2015   Sem Comentários

A entrada em vigor do polêmico exame antidoping para caminhoneiros está adiada para 1º de janeiro de 2016. A nova data consta de uma resolução publicada pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito). Em princípio, o exame passaria a ser obrigatório a partir de junho.


Instituído pela chamada Lei do Caminhoneiro, o teste antidoping deverá ser feito pelos motoristas com carteiras das categorias C, D e E. Tanto durante a primeira habilitação quanto na renovação do documento, que ocorre a cada cinco anos.

A verificação do uso de drogas vai ocorrer por um exame toxicológico feito com o fio de cabelo do motorista. Em princípio, será possível estimar o consumo de drogas ilícitas, como a cocaína, maconha, crack, heroína e os chamados rebites, nos 90 dias anteriores ao exame.

Apesar de ser a favor de uma fiscalização rígida contra o uso de drogas por partes dos motoristas profissionais, instituições como a Abramet (Associação Brasileira de Medicina de Tráfego) estão se posicionando contra a exigência do exame.

O principal argumento deles é que esse exame não detecta, com precisão, quando o uso da droga ocorreu. O motorista pode parar de usar substâncias ilícitas um curto período de tempo. Renovar sua carteira e voltar a usar drogas, dizem os médicos da Abramet.

A estimativa é que o custo do exame fique entre R$ 250 e R$ 350. O governo ainda vai credenciar as empresas que farão os testes.
OPOVO

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee