Pages

terça-feira, 19 de maio de 2015

REFORMA POLÍTICA; PREFEITOS E VEREADORES VIAJAM PARA BRASÍLIA

Por ipuemfoco   Postado  terça-feira, maio 19, 2015   Sem Comentários

Diante da declaração do presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, de que espera concluir a votação da reforma política na Casa até o final de maio para que as mudanças sejam válidas no pleito de 2016, vereadores e prefeitos cearenses vão a Brasília na quinta-feira defender pontos na possível mudança da legislação. 

Eles apoiam voto majoritário e mandato de seis anos para eleitos em 2016, unificando as eleições em 2022.

A mobilização iniciou quando o relator da reforma, Marcelo Castro (PMDB-PI), apresentou na semana passada um relatório que previa mandato tampão de dois anos, a partir de 2016, até que o pleito fosse unificado em 2018. No entanto, ele reconsiderou a sugestão, prevendo a extensão do mandato em 2016.

O presidente da União dos Vereadores do Ceará, César Veras, de Camocim, justifica que, mesmo com a ampliação do mandato registrada no relatório, o grupo se articula para assegurar que toda a bancada federal do Ceará vai votar a favor da medida. O encontro está sendo convocado pelo deputado federal José Airton (PT), coordenador da bancada cearense no Congresso.

Diálogo

A expectativa é que mais de 60 vereadores do Estado acompanhe a diretoria da UVC. Além disso, ele relata que há um diálogo com a União dos Vereadores do Brasil, que orienta o mesmo movimento em outros estados. Veras relata que os prefeitos, por meio da Associação de Prefeitos do Ceará (Aprece), participam do encontro na tarde da quinta-feira na sala das comissões.

Os vereadores de Fortaleza querem voltar em menos de duas semanas ao Congresso com a justificativa de apoiar o movimento feito pela UVC e Aprece. Luciram Girão (PMDB), presidente da comissão representativa de acompanhamento da reforma política, diz aguardar posicionamento do presidente da Câmara Municipal da Capital, Salmito Filho (PROS), para saber quantos parlamentares da Casa vão acompanhar a comitiva.

Com a proximidade da votação e a entrega do relatório sobre a reforma política, ele explica que os vereadores querem ratificar o posicionamento da maioria sobre o voto majoritário e a defesa da extensão do mandato para os eleitos de 2016 para unificar as eleições em 2018. “Estamos defendendo isso para não tirar o nosso direito, o pleito vem vindo de quatro em quatro anos, se tirar e deixar dois anos é um absurdo”, afirmou.

s
Joaquim Rocha (PV), relator da comissão representativa da Câmara de Fortaleza, alerta que a indefinição e a falta de consenso entre os parlamentares federais preocupam os vereadores e prefeitos. Ele destacou que o grupo entrou em contato com vereadores de Jaguaruana, Caucaia, Crato, Morada Nova e Maracanaú. 

“Estamos nessa luta. Ficamos combinados que a comissão viajaria quinta-feira para encontrar vereadores, não só do Ceará, mas de outros estados para que a gente pudesse trabalhar nossa proposta”, salientou.

Antes, vereadores do Interior já procuraram o senador Eunício Oliveira (PMDB) para entender medidas discutidas. 

Neste mês, uma comissão formada por 10 vereadores de Fortaleza entregou documento apontando a defesa da Câmara Municipal de Fortaleza aos presidentes da Câmara, Eduardo Cunha, e aos parlamentares federais cearenses.DN

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee