Pages

sexta-feira, 22 de maio de 2015

MINISTRO AUMENTA LISTA DE IMPOSTOS QUE TERÁ ALTA NESTE ANO

Por ipuemfoco   Postado  sexta-feira, maio 22, 2015   Sem Comentários


Diante da perspectiva de que as medidas de ajuste fiscal não renderão a mesma economia prevista, o ministro da Fazenda, Joaquim Levy, já estuda ampliar a lista dos

tributos que podem sofrer reajustes neste ano, informa reportagem publicada pelo jornal Folha de S. Paulo nesta quinta-feira.

O objetivo é garantir o cumprimento da meta de superávit primário (economia para pagar os juros da dívida pública) de 1,2% do Produto Interno Bruto (PIB) definida para 2015.

Uma das principais mudanças deve ser a extinção de um benefício fiscal concedido no governo FHC às empresas que reduz os gastos com o pagamento do Imposto de Renda e Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL). 

Essa vantagem possibilita que as companhias renumerem seus acionistas por meio do que ficou conhecido como juros sobre capital próprio, sendo uma alternativa à distribuição de dividendos. Sem essa isenção, o governo planeja ganhar 10 bilhões de reais ao ano.

O fim desse benefício fiscal tem apoiadores, sobretudo, entre filiados do PT, que veem na medida um contraponto à crítica frequente de que os ajustes fiscais só atingem os trabalhadores.

Também entra na lista o aumento da alíquota de CSLL de 15% para 17% para os bancos, o que pode gerar uma receita extra anual de 1,5 bilhão de reais, além do aumento na cobrança de PIS/Cofins e do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras).

A decisão sobre o aumento dos impostos deve ser anunciada nesta quinta-feira após reunião entre a presidente Dilma Rousseff e a sua equipe econômica. Também está previsto para hoje a divulgação do tamanho do corte de gastos do Orçamento para 2015.
VEJA

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee