Pages

quinta-feira, 2 de abril de 2015

CEARÁ TEM 23 MUNICÍPIOS EM "COLAPSO HÍDRICO"

Por ipuemfoco   Postado  quinta-feira, abril 02, 2015   Sem Comentários

Pelo menos 56 municípios no Nordeste estão em colapso hídrico neste momento, sendo 23 no Ceará (12,5% dos 184 municípios cearenses), o estado da região com mais municípios nessa situação. O levamento foi feito pelo Ministério da Integração Nacional.

O número de municípios nordestinos afetados pode chegar a 105 se o regime de chuvas na região não melhorar. Há interrupção do abastecimento nessas localidades em pelo menos quatro dias na semana, mas existem aquelas em que o período sem água chega a 15 dias.

O governo federal deve começar a oferecer apoio nas próximas semanas, por meio de carro-pipa. "Ainda não definimos como nem quando. Faremos dentro do que é possível. Na área rural, o abastecimento é feito pelo Exército, com controle eletrônico. Estados e municípios devem adotar todos os mesmos critérios ou continuaremos a fazer com o Exército. Na próxima semana trataremos das alternativas", afirmou o ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi. Ele destacou que a solução para questão hídrica no Nordeste é a transposição do Rio São Francisco. "A conclusão será até o fim de 2016", disse.

Dados da Agência Nacional de Águas (ANA), porém, mostram que mesmo o Rio São Francisco está ainda longe de um nível satisfatório. Dos dois reservatórios do rio, o de Três Marias, na cabeceira, teve recuperação nesse período de chuvas no Nordeste, mas ainda opera em nível muito baixo. O de Sobradinho se mantém em situação crítica.

A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, informou que o planejamento da campanha sobre uso racional da água que está sendo preparada pelo governo deve ser retomada este mês, com a proximidade do fim do período de chuvas. 

Uma divergência na formulação da campanha entre a Secretaria de Comunicação do governo - que pretendia creditar a seca que atinge boa parte do País ao aquecimento global - e o Ministério do Meio Ambiente, que pretendia deixar de fora uma questão que ainda não tem consenso científico, travou a campanha.

Izabella afirmou que já marcou uma visita ao novo ministro da Secom, Edinho Silva, para tratar do tema. "Temos de poupar água", enfatizou.

Detalhamento

Segundo nota do Ministério da Integração Nacional divulgada à noite, a lista de municípios que serão atendidos por ações emergenciais do governo "está sendo fechada com os municípios para confirmar as informações repassadas pelos estados, uma vez que o número total a ser atendido pode variar de acordo com a situação climática local".

Entre os previamente listados estão dois de Alagoas, cinco da Bahia, 23 do Ceará, 15 da Paraíba, dois Pernambuco e nove do Rio Grande do Norte.

Ainda segundo comunicado do ministério, "uma das ações será o fornecimento de água por meio dos carros-pipa. O Governo Federal já atende 795 municípios na área rural do semiárido nordestino e norte de Minas Gerais com 6.779 carros-pipa que beneficiam 3,8 milhões de pessoas. Outras ações emergenciais são: perfuração de poços, implantação de cisternas, sistemas de abastecimento e adutora de engate rápido".DN

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee