Pages

terça-feira, 3 de março de 2015

TRAGÉDIA; APÓS DESABAMENTO,PRÉDIO É EVACUADO

Por ipuemfoco   Postado  terça-feira, março 03, 2015   Sem Comentários

A reforma de uma varanda do Edifício Versailles, no cruzamento entre as ruas Ana Bilhar e Joaquim Nabuco, no Meireles, foi interrompida de forma trágica. 

Na tarde de ontem, a viga de balanço desabou do segundo andar para o primeiro e atingiu três pessoas que trabalhavam na obra. Um operário morreu e dois ficaram feridos, de acordo com o Corpo de Bombeiros. O prédio, que possui sete andares, foi evacuado e interditado.

De acordo com o coronel Ricardo Rodrigues, chefe de comunicação dos Bombeiros, um dos feridos precisou ser socorrido de imediato e passou por uma reanimação cardiopulmonar. O trabalhador que morreu não estava com documentos. 
Os feridos são dois irmãos, de 44 e 52 anos, e foram encaminhados ao Instituto Doutor José Frota (IJF). Conforme o coordenador municipal da Defesa Civil, Cristiano Ferrer, uma das vítimas chegou à unidade em estado grave.

O presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Ceará (Crea), Victor Frota Pinto, disse que o acidente pode ser resultado da falta de manutenção e que a reforma acontecia de forma irregular. 

Segundo ele, ontem, pouco antes da queda, o engenheiro calculista da obra, Luciano Pamplona, fez um laudo indicando infiltração. O problema estava corroendo e causando a instabilidade da estrutura.

“Nos últimos dois dias, apareceu uma fissura. O proprietário, preocupado, chamou o engenheiro que fez o relatório recomendando que fosse escorado e feita vistoria em todos os andares e jardineiras”, contou.

Ferrer disse que a obra tinha uma Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) de cálculos, equivalente ao estudo do local, mas não possuía laudo de execução. “Foi uma obra iniciada aos atropelos. Até o presente momento, o responsável é o síndico”, frisou. 

De acordo com o coordenador da Defesa Civil, o síndico negou conhecer o trabalhador que morreu. O POVO não conseguiu contatar o administrador. Hoje, será feita uma avaliação do prédio. “Só com isso poderemos ter uma noção se as famílias poderão retornar”, disse Ferrer.

Intervenções

As reformas em apartamentos devem acontecer com orientação profissional e cumprir as exigências de engenheiros, indica Lilian Alves, vice-presidente de Condomínio do Sindicato da Habitação (Secovi). O acidente de ontem, ela explica, é um alerta para que os moradores estejam atentos a todos os passos necessários ao reformar um apartamento. É preciso, inclusive, apresentar o projeto de intervenção para o síndico.

“As pessoas podem fazer as reformas. É uma questão de ter cuidado e, quando for modificar a estrutura, fazer com orientação profissional e nunca sem conhecimento técnico”, frisou. (colaborou Isabel Costa)


O presidente do Crea defende que sejam feitas inspeções preventivas nos prédios e critica a Prefeitura de Fortaleza por não regulamentar a lei da inspeção predial.

“A maioria dos prédios não se preocupa em dar manutenção preventiva em sua edificação. Por isso ocorre esse tipo de acidente. Se não tem lei, você não é obrigado. Falta regulamentação. Se tiver um inverno grande, vai cair muita coisa”, alerta.

A ART é um registro que precisa ser apresentado em toda intervenção em área de estrutura da construção civil.

Parentes de moradores foram vistos recolhendo pertences que estavam nos apartamentos.

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee