Pages

sábado, 21 de março de 2015

PRESIDENTE DA CÂMARA DOS DEPUTADOS; REFORMA POLÍTICA OU VAI OU RACHA

Por ipuemfoco   Postado  sábado, março 21, 2015   Sem Comentários

O Preidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB), disse em Curitiba que vai votar a proposta de
reforma política em Maio, com ou sem o relatório da comissão especial que discute o tema. 

Cunha e o relator da Comissão, deputado Marcelo Castro (PMDB), participaram da “Câmara Itinerante”, projeto da Câmara dos Deputados que leva a discussão sobre a reforma política às assembleias legislativas dos Estados.

Cunha disse que faltam quarenta sessões para esgotar o prazo de discussão. Se até lá não houver relatório, irá avocar para o plenário a proposta e colocar em votação. Cunha foi alvo de um miniprotesto de manifestantes que pediram financiamento público de campanha. O presidente da Câmara se declara a favor do financiamento privado.

Já o relator da Comissão disse que considera esta a última tentativa do Congresso em fazer a reforma política. Se não for possível, Cunha disse que somente a Constituinte Exclusiva, defendida pelos movimentos sociais, irá dar conta do recado. “Vamos fazer essa última tentativa. Se não conseguir, não será nunca. Então, será a vez da Constituinte Exclusiva, que é contestada pela maioria dos juristas do País. Não podemos deixar o Brasil sangrando”, afirmou.

Mas Castro está confiante de que irá conseguir terminar o relatório até o final de abril, ainda que reconheça que os interesses em plenário são variados e conflitantes. Até agora, o único ponto de consenso seria a coincidência de data de realização das eleições majoritárias e proporcionais em todos os níveis. 

Para o relator, a concentração das eleições em um mesmo ano irá representar economia de custos e permitir que as ações de planejamento e administração nos municípios e Estados não sejam interrompidas e contaminadas pelas campanhas eleitorais.

Na exposição que fez em plenário, o relator defendeu que uma verdadeira reforma tem que tocar na principal deformação do sistema eleitoral brasileiro, que considera um dos piores do mundo: o custo das campanhas eleitorais.


“A única causa da corrupção no Brasil não é o financiamento das campanhas eleitorais. Mas é uma das principais causas porque deforma completamente o sistema ao impedir um dos princípios basilares da democracia, que é a igualdade de oportunidade entre os concorrentes”, declarou, ao expor o diagnóstico da comissão sobre as propostas em discussão.

Além da excessiva influência do poder econômico nas campanhas, o marketing eleitoral também foi apontado como um dos vilões do processo pelo relator. “Nós temos que resolver estes problemas porque interferem diretamente no processo de representação democrática da população”, defendeu.

O fim da reeleição para cargos de presidente e governadores também está entre as mudanças que poderão constar do relatório, apontou o relator. Outro ponto é a redução do mandato de senadores de oito para cinco anos e a extinção dos suplentes, que seriam substituídos pelos candidatos mais votados, em caso de impedimento dos titulares.

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee