Pages

segunda-feira, 2 de março de 2015

EUNÍCIO OLIVEIRA; LULA ESTÁ CONSCIENTE DA NECESSIDADE DE REORDENAMENTO POLÍTICO NA RELAÇÃO COM PMDB

Por ipuemfoco   Postado  segunda-feira, março 02, 2015   Sem Comentários

Em café da manhã, o ex-presidente teve uma conversa para harmonizar a relação com peemedebistas. O líder do PMDB no Senado afirmou que o ex-presidente entende que deve haver um reordenamento político em relação à chamada coalizão. A declaração ocorreu logo após café da manhã na quinta-feira, 26, na residência oficial do presidente do Senado, Renan Calheiros.

Segundo Eunício de Oliveira, o único a falar após a reunião que contou com diversos senadores da legenda, o presidente Lula pediu a Renan Calheiros para que organizasse um café da manhã e convidasse alguns líderes do PMDB para uma conversa política. 

“Tivemos uma conversa longa, adequada. Lula sempre um otimista, um animador do ponto de vista da política brasileira, incentivador, porto seguro do ponto de vista da conversa política para todos nós”, ressaltou.

Eunício Oliveira contou que os assuntos abordados na reunião foram os “que estão em pauta, como a relação do Congresso Nacional com o país, as dificuldades que nós temos nesse momento”, disse.

Manter empregos

Ele contou que Lula entende se tratar de um momento que é preciso avançar nessas questões. E o “Brasil não pode perder esse patamar que criou em relação ao mundo do quase pleno emprego”, quando o Brasil tem um índice menor que 6% da taxa de desemprego. “A gente não pode perder esse capital e temos que dar, começando pela política, o que o Brasileiro espera da economia nos próximos anos”, frisou.

De acordo com Eunício Oliveira, durante o encontro não se falou de medidas provisórias, especificamente do que vem por aí na política. “Lula fez uma conversa política conosco e não uma conversa de governo e nem administrativa”, disse ele.

Em relação ao papel do PMDB, que cobra maior espaço para sugerir alternativas na concepção de medidas com o ajuste fiscal, não houve qualquer menção por parte de Lula, conforme Eunício Oliveira. “Como disse o presidente, é muito difícil ser ex-presidente da República porque qualquer palavra que ele possa dizer pode ser interpretado de uma forma diferente”, declarou.

Velhos companheiros

Eunício Oliveira reiterou que a conversa foi velhos companheiros. Lembrou que fora líder na Câmara dos Deputados no governo Lula, e Renan Calheiros era líder no Senado. A relação com o ex-presidente é de “amizade com o presidente”. Ele acrescentou que do ponto de vista da política o “presidente sempre foi um garantidor dessa relação do PT e o PMDB”.

Quando o presidente Lula perguntou qual era o quadro efetivo dentro do Senado e na política como um todo foi transmitido ao ex-presidente que existem algumas dificuldades, no âmbito da coalizão. “Essas dificuldades têm criado obstáculos para algumas outras medidas do ponto de vista da economia.”, realçou Eunício Oliveira.

“Se nós tivéssemos discutido antes essa questão das medidas provisórias, que são ajustes administrativos de conduta e não um pacote fiscal. A questão do seguro desemprego da forma como foi colocada, no primeiro momento, era um ajuste administrativo, no nosso entendimento”, considerou Eunício Oliveira.

Eunício Oliveira entende que está faltando justamente esse diálogo da coalizão. Ao ouvir, Lula foi “cuidadoso”, em relação à questão da economia e citou a necessidade de implementação do PAC 3.

Conforme Eunício Oliveira, Lula disse que o PMDB é essencial, porque com “a firmeza do PMDB os demais partidos políticos se sentem também seguros para fazer o mesmo entendimento”.

“Não houve qualquer solicitação ao presidente para que ele fizesse qualquer tipo de gestão em relação ao governo”, disse Eunício Oliveira, acrescentando que foi “uma conversa de profundidade, dizendo existem problemas política e que a questão da política está refletindo na economia”.

Lula preocupado

Lula afirmou ainda que quer ter outras conversas porque ele acha importante esse debate, esse diálogo com o PMDB. Ele também manifestou preocupação no relacionamento entre PMDB e PT.

“O que interessa ao PMDB é saber que essa medidas que estão sendo tomadas irão manter o nível de emprego, animar a economia para o Brasil voltar a crescer, para que a gente possa receber o sentimento das ruas”, ressaltou Eunício Oliveira.

No entendimento de Eunício Oliveira, Lula concorda com a postura do PMDB e que tem que haver uma reorganização do ponto de vista da relação política como aconteceu sempre no passado. 

“Sempre contou com o PMDB e espera que o PMDB dê essa contribuição e vai dar essa contribuição para que o Brasil continue avançando”, acrescentou.

Na visão de Eunicio Oliveira, sempre a conversa com o ex-presidente “ajuda muito na questão de harmonizar a conversa política no Brasil”. Ele contou que no ao longo do ano passado e pouco antes das eleições, Lula conversou com o PMDB pelo menos três ou quatro vezes com esse grupo político que conversou agora.

Lula estava acompanhado dos diretores do Instituto Lula, Paulo Okamoto e Luiz Dulci. Estavam presentes os senadores Romero Jucá (PMDB-RR), Edison Lobão (PMDB-MA), Garibaldi Alves (PMDB-RN), Roberto Requião (PMDB-PR), Blairo Maggi (PMDB-MT) e Delcídio Amaral (PMDB-MT).(Por Maurício Nogueira, para Agência Política Real, com edição de Genésio Araújo Jr.)

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee