Pages

sexta-feira, 6 de março de 2015

ALÉM DAS ESTUDANTES DE QUIXADÁ UMA PROFESSORA TEVE FOTOS EXPOSTAS EM SITE DE CONOTAÇÃO SEXUAL

Por ipuemfoco   Postado  sexta-feira, março 06, 2015   Sem Comentários


Imagine ter sua imagem exposta indevidamente em um site ou aplicativo de celular.
Infelizmente, para algumas universitárias do município de Quixadá, o constrangimento foi real. Cerca de seis estudantes da Faculdade Católica Rainha do Sertão, a "Católica de Quixadá", além de uma professora, tiveram suas fotos veiculadas a uma página com conotação sexual. 

As imagens integravam uma enquete em que os internautas votavam se fariam ou não sexo com a pessoa.

O site causou revolta em diversas estudantes, que procuraram a direção da faculdade para relatar o ocorrido. Os nomes e os cursos das estudantes também foram divulgados. As vítimas registraram Boletim de Ocorrência (B.O.) na Delegacia Regional de Polícia Civil de Quixadá, onde um inquérito será instaurado nos próximos dias.

O advogado da instituição de ensino, Lucivaldo Maia, ressalta que as fotos devem ter sido retiradas das redes sociais das estudantes e que os responsáveis, depois de indicados, poderão responder pelo crime de difamação ou injúria, conforme os artigos 139 e 140 do Código Penal.

O site, segundo ele, não fez menção à faculdade, e expôs, também, imagens de estudantes de outras instituições, como a Universidade Federal do Ceará (UFC) e da Universidade Estadual do Ceará (Uece). A página, identificada como eaicomeria.Tx, foi retirada do ar após a polêmica.

Indo contra a sua grande relevância nos dias de hoje, a internet vem sendo utilizada de forma recorrente para diversos tipos de crime. 


O procurador de Justiça e coordenador do núcleo criminal do Ministério Público Federal (MPF) no Ceará, Samuel Arruda, comenta que a maior demanda de crimes virtuais recebida pelo órgão diz respeito à pornografia infantil e racismo na web. "Esses são os casos específicos de competência do MPF", explica.

Denúncia

O procurador informa, ainda, que pelo site do MPF é possível registrar, hoje, denúncias contra crimes praticados na rede. Basta, neste caso, preencher um formulário com dados que ajudarão nas investigações. 


"A minha percepção é que muitas pessoas não têm aquela ideia de que a internet é um ambiente público, as vezes você publica ou posta uma coisa e esquece a repercussão que aquilo pode ter. É preciso ter um comedimento", acrescenta Samuel Arruda.

Outro meio para denunciar crimes virtuais pela própria web é pela SaferNet Brasil, entidade civil de direito privado sem fins lucrativos. Por meio do canal, é oferecido um serviço de recebimento de denúncias anônimas de crimes e violações contra os direitos humanos na internet, onde a vítima acessa o portal e envia o link do site onde está o suposto crime.

Em oito anos de atuação, segundo a associação, foram processadas 3,6 milhões de denúncias anônimas envolvendo 585.778 mil páginas, das quais 163.269 foram removidas. Pelo canal de orientação, foram ajudadas, nesse período, mais de 9 mil pessoas em 24 estados brasileiros. As principais ocorrências registradas foram aliciamento sexual infantil, cyberbulling, exposição íntima, entre outros.
Renato Bezerra/DN

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee