Pages

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

TRÁFICO COBRA TAXA DE ÁGUA EM MORROS DO RIO E BAIXADA FLUMINENSE

Por ipuemfoco   Postado  sexta-feira, fevereiro 06, 2015   Sem Comentários


Segundo reportagem do jornal Folha de S.Paulo, comunidades do Rio de Janeiro e da Baixada Fluminense estariam sofrendo com a falta da água, controlada por
traficantes e milicianos

Em alguns pontos de algumas comunidades carentes, grupos criminosos são responsáveis por instalar redes clandestinas de abastecimento e cobrar taxas de R$ 15 dos moradores para permitir que as torneiras não ficassem secas.

É o caso dos morros vizinhos São João e Matriz, na zona norte do Rio, onde funciona uma UPP (Unidade de Polícia Pacificadora). Por lá, a data, o tempo de fornecimento e a região da comunidade que receberá a água dependem do chamado "manobreiro" responsável por controlar os registros.

De acordo com a associação de moradores do local, a taxa cobrada é toda investida na manutenção da rede ilegal e no pagamento da mão de obra.

As duas comunidades possuem cerca de 2.000 residências, o que gera receita de R$ 30 mil com a taxa de água.

A polícia investiga se traficantes lucram com o serviço.

Na última quarta-feira (4), ao percorrer o morro, a reportagem da Folha se deparou com dois traficantes armados, que expulsou a equipe da comunidade, no momento em que faziam a segurança da bomba de água.

Na segunda (2), a Cedae (Companhia Estadual de Água) e a Polícia Civil iniciaram uma parceria para coibir as ligações clandestinas. Até agora, o programa Água Legal, como é chamado, não esteve em favelas ou em conjuntos dominados por estas quadrilhas.Folha de S.Paulo
Leia mais em
http://zip.net/bqqLGc

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee