Pages

terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

ADOLESCENTE USAM SPRAY DE DESODORANTE PARA SE DROGAR

Por ipuemfoco   Postado  terça-feira, fevereiro 10, 2015   Sem Comentários

                               
Uma prática antiga, mas que agora vem ganhando novas formas tem preocupado profissionais da saúde e pais. 
A inalação de substâncias entorpecentes, bastante difundida no passado com o uso de lança-perfumes e lolós, agora, é o novo hábito entre pré-adolescentes e adolescentes que têm como prática a inalação/aspiração de desodorantes e sprays de odorizadores de ar para se entorpecer.

Relatos que chegaram ao Diário do Nordeste dão conta que a ação é comum entre estudantes, pré-universitários e universitários em Fortaleza. Na Internet, vídeos registram a prática no Brasil e em outros países.Em alguns dos registros que circulam em sites, crianças e pré-adolescentes protagonizam as cenas e ensinam como utilizar os sprays como drogas. Em fóruns virtuais, os relatos sobre estas práticas também são comuns.

O médico psicoterapeuta do Hospital Gonzaguinha do José Walter, João Batista Lins, garante que as drogas inalantes, atualmente, são uma das mais utilizadas pelos jovens e também por crianças que estão entrando na adolescência. Ele disse ainda que na maioria dos casos os inalantes são “a porta de entrada para outras drogas como maconha e crack”.

O farmacêutico do Centro de Atendimento Toxicológico (Ceatox) do Instituto Dr. José Frota (IJF), Joaquim Gonçalves, alerta também que além dos riscos naturais da inalação desses tipos de produtos, as substância consumidas hoje passam por transformações artesanais, que geram hiperconcetração de alguns produtos químicos, o que eleva a potencialidade dos entorpecentes.

Pesquisa Nacional

Os dados nacionais mais recentes sobre o consumo de drogas por crianças e adolescentes são ainda de 2010. O VI Levantamento Nacional sobre o Consumo de Drogas Psicotrópicas entre Estudantes do Ensino Fundamental e Médio das Redes Pública e Privada nas 27 Capitais Brasileiras feito pelo Governo Federal apontou que, em Fortaleza, dos 2.977 estudantes entrevistados, 6,7% relataram que haviam consumido, pelo menos uma vez na vida solventes/inalantes.

Este tipo de entorpecente, segundo a pesquisa, foi o quarto tipo de droga mais consumido entre os estudantes fortalezenses perdendo apenas para álcool (55,8%) tabaco (15,8) eenergético com álcool (10,3%).

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee