Pages

quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

REFINARIA AINDA VAI GERAR MUITA POLÊMICA

Por ipuemfoco   Postado  quinta-feira, janeiro 29, 2015   Sem Comentários

Depois de tanto tempo, tantos governos, tantos vais e vens, após o anúncio oficial da suspensão da construção das Refinarias Premium I e II, no Maranhão e no Ceará,
o sentimento de indignação e incredulidade com a atitude da Petrobras dominou autoridades cearenses.

Foram anos de especulação se a usina sairia ou não do papel, até a confirmação do cancelamento do projeto, divulgada oficialmente na madrugada do dia 28, no balanço polêmico da petrolífera estatal.

A decisão da estatal deixou inconformada a bancada cearense. O vice-presidente do Partido dos Trabalhadores, José Guimarães, avalia que a Petrobras tem que fazer os investimentos que achar necessários, mas mesmo assim, acha uma decisão equivocada. 

“É um erro. Por maior que seja a dificuldade financeira que a estatal esteja passando. Não só pela infraestrutura que o Ceará oferece de comportar uma refinaria do porte que era a Premium II, mas também porque o empreendimento alavancaria o PIB do Estado”, disse.

Segundo Guimarães, logo que passar a eleição da Câmara Federal, marcada para o próximo domingo, 1º de fevereiro, a bancada do Nordeste, composta por 154 deputados, solicitará uma audiência com o ministro-chefe da Casa Civil, Aloísio Mercadante e com a presidente da Petrobras, Graça Foster. 

“Iremos reunir a bancada nordestina em prol das refinarias do Ceará e Maranhão. Mas também para garantir que o outros investimentos previstos para a região sejam mantidos.

Ontem, em nota oficial divulgada pelo Governo do Estado, Camilo Santana afirmou que solicitará uma audiência com a presidente Dilma Rousseff. 

" Essa atitude representa uma quebra unilateral do compromisso firmado com o estado e configura um desrespeito da empresa com o povo cearense. Uma vez que o Ceará cumpriu todos requisitos para a implantação da refinaria, o Governo afirma que continuará lutando e empreendendo todos os esforços para viabilizar este importante projeto". 

Guimarães afirmou que acompanhará Camilo e também o governador do Maranhão, Flávio Dino (PC do B). “Aposto que a decisão será reavaliada pela Petrobras”.

O deputado federal Antonio Balhmann (Pros), avalia que essa decisão mudou o cenário para positivo. “Acabou a esperança mas temos atitude para termos uma refinaria construída com dinheiro próprio. “A atitude da Petrobras é vantajosa para o Estado”. Segundo ele, a estatal nunca se posicionou a favor da construção da Refinaria no Ceará. “Eles nunca iriam construir. Sempre deixaram o projeto em segundo plano”.

Para Balhmann, a vantagem da “explicitação da verdade”, é que agora o Ceará pode construir uma usina sem o dinheiro da estatal. “A Petrobras não precisa aplicar um tostão aqui no Ceará, apenas fornecer petróleo cru. Considero que agora estamos mais próximos do sonho, que parece ter acabado. O cenário apenas mudou”, finalizou.

Para o senador Eunício Oliveira (PMDB), “é uma vergonha que um investimento tão importante tenha sido tão mal planejado e gerenciado e encerre de maneira decepcionante o sonho da refinaria no Ceará. 

Muito suor e muito dinheiro, R$ 657 milhões dos cearenses, foram utilizados em uma refinaria que virou pó”, diz ele. Candidato derrotado ao governo do Estado nas eleições 2014 para Camilo Santana, o peemedebista lamenta ainda que a refinaria tenha sido usada como plataforma política durante a disputa e pede punição a todos os envolvidos no caso. 

“Este sonho foi vendido, inclusive, como moeda política nas eleições de 2014 aqui. Avalio que todos os autores dessas façanhas devem vir a público dar as devidas explicações e sejam responsabilizados”, afirma.247

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee