Pages

sexta-feira, 2 de janeiro de 2015

POSSE; CAMILO PROMETE DIÁLAGO NO GOVERNO

Por ipuemfoco   Postado  sexta-feira, janeiro 02, 2015   Sem Comentários

O ministro da Educação, Cid Ferreira Gomes, transmitiu, na manhã de ontem, em cerimônia no Palácio da Abolição, o cargo de governador do Ceará para Camilo Santana, eleito em outubro último. 

O governador recém-empossado prometeu combate incessante à corrupção e diálogo com a sociedade, repetindo o que disse na campanha eleitoral, em alinhamento ao discurso da presidente Dilma Rousseff. Por sua vez, Cid fez um balanço das ações dos oito anos em que esteve à frente do Governo.

Em seu segundo pronunciamento oficial (o primeiro foi no plenário da Assembleia), Camilo fez agradecimentos ao eleitorado, ao seu partido, o PT, à família e aos irmãos Ciro e Cid Gomes. 

"Não tenho dúvida que será um grande ministro e que terá a oportunidade de trilhar caminhos ainda mais desafiadores para fazer do Brasil um país melhor. O seu legado me motiva a trabalhar ainda mais para o Ceará seguir avançando. Muito obrigado, Cid", declarou.

Image-0-Artigo-1770831-1
Ao falar dos familiares, em especial do pai, Eudoro Santana, o governador empossado se emocionou, embargando a voz. Assessores e autoridades presentes também chegaram a chorar na ocasião, inclusive a ex-primeira dama do Estado, Maria Célia, esposa de Cid.

Antes do discurso de Camilo Santana, Cid Gomes fez uma retrospectiva das principais medidas do seu governo e lembrou que foi o único governador do Ceará que veio da oposição (à gestão de Lúcio Alcântara) a ser reeleito no primeiro turno. 

"Governamos para as pessoas sem descuidar de uma visão macro que enxerga grandes demandas do setor econômico e nos aparelha com a infraestrutura indispensável ao crescimento", disse.

Cid ainda se referiu à área que mais teve destaque na sua gestão, a educação, e que o credenciou a ser convidado pela presidente Dilma Rousseff a ocupar o cargo de ministro. 

"O enfoque social evidentemente distribuiu resultados positivos por todas as áreas, sendo que a da educação avançou a passos largos. Nosso Estado não poderia deixar de exibir resultados positivos quando a lição de casa é o PAIC (Programa de Alfabetização na Idade Certa)", atestou, sendo aplaudido pela plateia.

Saúde

Outro ponto destacado no discurso do ex-governador foi a interiorização da rede estadual de saúde, a partir da construção de hospitais regionais e policlínicas nos municípios do Estado. 

"Ousamos ao investir em qualidade, instalando aparato médico mais moderno e sofisticado, possibilitando melhor atendimento aos pacientes, independentemente de origem e classe social. Descentralizamos em todos os níveis: básico, secundário e terciário", alegou.

Cid concluiu o pronunciamento agradecendo ao secretariado que o acompanhou ao longo dos oito anos de administração e desejou sucesso a Camilo. 

"As mudanças sociais que estão transformando a miséria em dignidade, sob a condução segura da presidenta Dilma Rousseff, precisam de um aporte continuado. Estou certo de que o Ceará seguirá, nos próximos anos, contribuindo para que o Brasil seja cada vez mais forte, independente e igualitário", pontuou.

Já o governador Camilo Santana garantiu que vai investir no combate à corrupção e reforçou que vai dialogar com todos os setores da sociedade. 

"Não tolerarei e serei firme no combate àqueles que tentarem abusar dos recursos e da boa vontade do nosso povo", apontou. "Quero dialogar com os trabalhadores e trabalhadoras como se fossem meus irmãos, sabendo escutar as angústias, reclamações, orientações e ajudá-los a superar desafios e inquietações", destacou.

Camilo ressaltou que o secretariado da sua gestão, empossado ontem no Palácio da Abolição, deve trabalhar para atender às demandas da população em vez de apresentar resultados somente ao chefe do Executivo estadual.

Repartições

"Vocês não estão servindo a mim ou a um grupo político. Nas suas mãos estão a vida de milhões de pessoas, idosos, trabalhadores, jovens e crianças. Por isso, anuncio hoje que não vou distribuir minha foto para as repartições públicas. Os senhores e as senhoras terão em suas salas as fotos de nossos irmãos cearenses de todo o Estado para que se lembrem que é para eles que vocês estão trabalhando", frisou.

Na solenidade, o pai de Camilo, Eudoro Santana, entregou ao filho a publicação consolidada com todas as propostas do plano de governo para os próximos quatro anos. Centenas de pessoas foram ao Palácio da Abolição presenciar a transmissão do cargo de governador, incluindo secretários estaduais, parlamentares, autoridades e representantes de movimentos sociais. O evento foi aberto ao público.

Após a transmissão do cargo, estava prevista coletiva de imprensa com o governador Camilo Santana, mas acabou sendo cancelada. Segundo a assessoria de imprensa, o motivo do cancelamento foi a pressa para viajar para Brasília, onde ocorreu a posse da presidente Dilma. Camilo seguiu em comitiva com Cid Gomes, que foi empossado ministro, o prefeito Roberto Cláudio, e o presidente da Assembleia Legislativa, Zezinho Albuquerque.

Já o ministro Cid Gomes concedeu breve entrevista à imprensa. Questionado sobre as medidas para o ensino superior, assegurou que vai "ouvir a equipe". O ex-governador deixa a gestão em plena greve na Universidade Estadual do Ceará, a Uece. Cid também não quis responder se levaria algum quadro do Estado para o Ministério da Educação. "Não vou pensar em equipe por enquanto. Vou chegar, assumir, conversar com todas as pessoas que estão lá", desconversou.

Sobre as prioridades no Ministério, Cid Gomes justificou que vai cumprir as promessas de campanha feitas pela presidente reeleita Dilma Rousseff, como ampliação das creches e oferta de matrículas em tempo integral, além da revisão do currículo do ensino médio. 

"A presidente colocou muito claramente na campanha os compromissos dela em relação à educação, então tenho que fazer valer e colocar em andamento os compromissos que ela assumiu", garantiu.

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee