Pages

terça-feira, 13 de janeiro de 2015

IPU; FALECEU A PRIMEIRA VEREADORA DA TERRA DE IRACEMA

Por ipuemfoco   Postado  terça-feira, janeiro 13, 2015   Sem Comentários


A primeira vereadora da cidade de Ipu, Maria da Conceição Viana, morreu nesta terça-feira, (13/01), em Ipu, por volta das 9h30min.
Conceição, que também foi professora e vice-diretora da Escola Auton Aragão, morreu aos 78 anos de parada cardíaca, ao passar mal na noite de ontem, segunda-feira (12/01).
Conceição Viana entrou na política em 1972, como a primeira mulher vereadora a ocupar cargo na Câmara Municipal de Ipu. Natural da cidade de Fortaleza, capital cearense. Filha de Francisco de Assis Viana e Maria Ivone Aragão Viana, nascida em 8 de dezembro de 1936, cursou do 1º ao 5º ano primário na Escola Normal Rural, com a construção e funcionamento do Patronato Souza Carvalho, veio complementar seus estudos, 2 anos e 3 anos no normal, no dia 7 de dezembro de 1954, recebeu sua colação de grau como Professora Primária, ano seguinte, recebeu as melhores notas no concurso para professora em Fortaleza na Escola Normal Justiniano de Serpa.
 
Em 1956, foi nomeada pelo Governo Paulo Sarasate para lecionar na Escola Isolada de Abílio Martins. Transferiu-se para o Grupo Escolar de Ipu, lecionou por 5 anos na Escola Delmiro Gouveia.
 
Foi secretária da Câmara Municipal no 1º Biênio de seu mandato tendo sido autora do primeiro Título de Cidadão Ipuense, fundadora do 1º Time de Futebol, onde foi campeão por várias vezes em competições interescolares, fundou a Academia Mirim de Letras Raquel de Queiroz, tendo como Acadêmicos Mirins os alunos da 7ª e 8ª séries da Escola Auton Aragão.
 
Por vários anos promoveu shows artístico-culturais na Quadra do Grêmio Recreativo Ipuense, depois de 25 anos de trabalho, aposentou-se e dedicou-se na produção de peças teatrais no Auditório Nilo de Souza Carvalho (Patronato Souza Carvalho).

No dia 14 de janeiro de 2006, foi eleita e empossada numa das cadeiras da Academia Ipuense de Letras, Ciências e Artes, recebeu vários diplomas de incentivo ao talento patrocinado pelo Banco Real, é portadora do diploma de Artes Cênicas, outorgada pelo Seminário de Teatro da UVA em 2004. (Fonte: Livro Reminiscência do meu Ipu/Autor: Francisco das Chagas Lira)
Fonte: Ipunotícias.com

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee