Pages

sábado, 3 de janeiro de 2015

EDUCAÇÃO; CID GOMES QUER DIÁLAGO COM PROFESSORES

Por ipuemfoco   Postado  sábado, janeiro 03, 2015   Sem Comentários

O lema "Brasil, pátria educadora", lançado na última quinta-feira por Dilma Rousseff em seu discurso de posse para o segundo mandato à frente da Presidência da República, foi o mote do discurso do novo ministro da Educação, Cid Gomes, ex-governador do Ceará, que em sua posse prometeu "melhores escolas, valorização dos professores, profissionais mais felizes e qualidade na educação".

A cerimônia de transmissão de cargo para Cid Gomes foi um dos eventos mais concorridos na Esplanada dos Ministérios, ontem, onde outros novos ministros foram oficializados em outras pastas. Entre as autoridades que prestigiaram a posse do ministro cearense, estavam o novo ministro do Planejamento, Nelson Barbosa, a ministra de Direitos Humanos, Ideli Salvatti, a ministra do Desenvolvimento Social, Teresa Campello, e o ministro da Saúde, Arthur Chioro.

"Estou preocupado, acho que neste momento o Ceará está acéfalo", disse Cid Gomes, em tom descontraído, ao destacar a presença do governador do Estado, Camilo Santana, do prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, do presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, Zezinho Albuquerque, de vários deputados estaduais, federais, além dos senadores Inácio Arruda (PCdoB) e José Pimentel (PT) e representantes dos setores organizados da sociedade civil cearense.

A transmissão de cargo foi um momento que gerou emoção não apenas para Cid Gomes, mas também para o ex-ministro da Educação Henrique Paim, a começar por uma falha no sistema de som que obrigou o auditório lotado a cantar o Hino Nacional sem acompanhamento musical, o que levou Paim às lágrimas. O ex-ministro também se emocionou ao falar de seus 11 anos no Ministério da Educação e fazer um balanço de todos os avanços conseguidos pela Pasta sob o seu comando

Democratização

Henrique Paim destacou que os últimos 11 anos fecham um ciclo em sua vida pessoal e na educação brasileira, que, segundo o ex-gestor, desde o governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva vem vivendo um período de democratização. Paim ressaltou a parceria que manteve durante sua permanência no Ministério com o ex-governador do Ceará Cid Gomes.

"Antes, a sigla do Ministério era MEC, porque ele também cuidava da Cultura. Eu brincava agora que a sigla continua sendo MEC, porque virou Ministério da Educação do Ceará". Paim salientou que os projetos desenvolvidos nos últimos oito anos no Estado são referência nacional e que a educação cearense é exemplo para o País. "Quero ressaltar: educação não é privilégio, é direito", pontuou.

Ao falar de suas prioridades à frente do Ministério da Educação, Cid Gomes reafirmou sua intenção de reformular o ensino médio. "A educação no Brasil é a prioridade das prioridades. O país teve grande êxito com suas políticas sociais e de segurança alimentar, garantindo que o Brasil saísse do mapa da fome e a inclusão de brasileiros em melhores condições de vida. Agora o novo desafio é o da inclusão pelo saber", afirmou o ex-governador Cid Gomes.

Ainda de acordo com o novo ministro da Educação, o conhecimento e a educação são "o caminho certeiro para o desenvolvimento humano. O povo brasileiro fez do Brasil um dos países mais ricos do mundo, mas, ao mesmo tempo, somos um dos países com as maiores desigualdades do planeta. Somente através da educação será possível superar este quadro injusto", avaliou o ministro.

Projetos

Cid Gomes afirmou que toda a sociedade brasileira tem que saber a importância da valorização da educação para o desenvolvimento do País. "Todo o esforço do Estado será insuficiente se não contar com o compartilhamento da sociedade na discussão da pátria educadora", declarou Cid. 

O ministro ainda informou que se empenhará pessoalmente para aumentar o atendimento às crianças de zero a três anos de idade através de creches. "Vamos universalizar o atendimento de crianças de quatro a cinco anos à pré-escola".

"Vou desenvolver ainda mais o Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa. Este programa nasceu no Ceará, na minha cidade de Sobral, quando fui prefeito. Depois se estendeu para todo o Estado quando fui governador. O êxito que lá tivemos fez com que o PAIC fosse transformado em uma política nacional", complementou.

O ministro da Educação disse ainda ter como grande meta melhorar a qualidade do ensino fundamental. "Para o ensino médio temos um desafio especial, que é além de criar o acesso, reformar o seu currículo, compreendendo as características regionais de cada Estado, cada município brasileiro", alega. Cid afirmou que, para ter sucesso, será precisará do apoio de todos os professores, mestres, universidades e de todo o corpo técnico do MEC.

Conforme Cid Gomes, por determinação da presidente Dilma, já está definida a ampliação do número de escolas de tempo integral em todo o país. "Vamos atuar para garantir que sejam ofertadas 12 milhões de vagas no Pronatec nos próximos quatro anos", garantiu.

Cid também informou que visitará todas as regiões do país, todas as universidades e institutos federais para conversar com os professores, reitores e estudantes em buscas de suas experiências exitosas. O ministro reafirmou seu compromisso com a inclusão educacional garantida pela política de cotas.

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee