Pages

segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

PRESIDENTE RECEBE BASE ALIADA HOJE

Por ipuemfoco   Postado  segunda-feira, dezembro 01, 2014   Sem Comentários

A presidente Dilma Rousseff vai ter uma reunião com líderes da base aliada da Câmara e do Senado hoje. O encontro acontece numa semana decisiva

para o Palácio do Planalto: o Congresso pode votar a proposta que permite ao Executivo descumprir a meta de economia para pagamento de juros da dívida pública em 2014, o chamado superávit primário.

A manobra fiscal está agendada para ser debatida amanhã, após ser adiada por duas vezes na semana passada. A própria base aliada contribuiu para a demora. PMDB, PR, PP e Pros estão entre os que colaboraram para o atraso, esvaziando a sessão sobre o tema.

Um dos motivos para alongar a discussão é a composição, ainda em andamento, dos ministérios do segundo mandato de Dilma. Na semana passada, foram anunciados três nomes da área econômica (ministros da Fazenda, Joaquim Levy, e do Planejamento, Nelson Barbosa, além da permanência de Alexandre Tombini no Banco Central). Outras mudanças na área são previstas, como para as pastas de Agricultura e Minas e Energia.

Na prática, o projeto da meta fiscal autoriza o Executivo a economizar menos para pagar os juros da dívida pública, o chamado superávit primário. A matéria é considerada prioritária para o governo, mas enfrenta resistência da oposição.

O governo enviou o projeto ao Congresso sob a alegação de ajustar as metas fiscais diante do fraco resultado das contas públicas até setembro deste ano, efeito do aumento das despesas em um ano eleitoral e do comportamento modesto da arrecadação por conta do baixo ritmo de crescimento da economia e das desonerações de tributos.

Na última quarta, a sessão para votar o projeto que altera a meta fiscal do governo para 2014 foi adiada pelo presidente do Congresso, senador Renan Calheiros (PMDB-AL), por falta de quórum. Renan chegou a abrir a sessão, mas encerrou os trabalhos logo em seguida. Houve tumulto entre oposição e governistas no plenário.

Encontro

Este será o primeiro encontro da presidente com líderes de outras legendas depois d a eleição presidencial, em outubro. Dilma já participou, porém, de encontros com parlamentares do PT. No início de novembro, recebeu deputados, senadores, governadores e ministros do partido para um jantar.

"Acredito que este encontro servirá, sim, para aproximar a presidente da base, dos partidos aliados, dos líderes. Nós esperamos que isso seja uma praxe daqui para frente, esses encontros. E acredito também que servirá para uma conversa específica sobre a questão do projeto da meta fiscal", disse o senador Humberto Costa (PT-PE).

Diplomação

A presidente Dilma e o vice Michel Temer serão diplomados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no dia 18 de dezembro, às 19 horas. A sessão solene acontece dias antes da posse no Palácio do Planalto, agendada para o primeiro dia de janeiro.

Em dezembro de 2010, Dilma prometeu, no discurso de diplomação "honrar as mulheres" e manter a estabilidade econômica: "Cuidarei da estabilidade econômica e do investimento, tão necessários ao crescimento e ao emprego. Defenderei sempre a liberdade de manifestação de imprensa e de culto".

Naquele ano, o então presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, não participou da diplomação, mas acompanhou a presidente em coquetel no Itamaraty, após a solenidade.
DN

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee